Novo edital do Gesac sai em 30 dias

O novo edital de licitação do Gesac (Governo Eletrônico ? Serviço de Atendimento ao Cidadão) será publicado dentro de 30 dias, informou o diretor do departamento de inclusão digital do Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros de Lima. Serão licitados dois lotes nacionais: um contendo as cidades onde já existe cobertura ADSL e outro com as cidades sem oferta de ADSL.
Deverão ser atendidos entre 10 mil e 20 mil pontos espalhados por todos os 5,5 mil municípios brasileiros. Isso provavelmente levará as empresas a formarem consórcios para participar da licitação, visto que dificilmente uma operadora conseguiria cuidar sozinha de um lote nacional inteiro.
Hoje, são atendidos 3,4 mil pontos em 2,1 mil municípios. A maioria dos pontos cobertos são escolas: 2,4 mil. Atualmente, o Gesac utiliza internet via satélite. Na nova licitação espera-se que sejam propostas soluções com diversas tecnologias, como WiMax, XDSL, PLC, rádio, fibra óptica, satélites etc.

Notícias relacionadas
Outra mudança na nova fase do Gesac está na velocidade de transmissão de dados. Hoje, a velocidade máxima nos pontos de atendimento é de 256 Kbps. Na nova licitação, essa será a velocidade mínima prevista para um percentual pequeno dos pontos. Na maioria a velocidade será de no mínimo 512 Kbps. Em alguns, principalmente em grandes cidades, a velocidade será de 2, 4 ou até 8 Mbps. Medeiros de Lima participou nesta terça-feira, 13, do seminário WiMax Latin America, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!