OUTROS DESTAQUES
Regulamentação
Novo edital do Gesac sai em 30 dias
terça-feira, 13 de março de 2007 , 18h13 | POR FERNANDO PAIVA

O novo edital de licitação do Gesac (Governo Eletrônico ? Serviço de Atendimento ao Cidadão) será publicado dentro de 30 dias, informou o diretor do departamento de inclusão digital do Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros de Lima. Serão licitados dois lotes nacionais: um contendo as cidades onde já existe cobertura ADSL e outro com as cidades sem oferta de ADSL.
Deverão ser atendidos entre 10 mil e 20 mil pontos espalhados por todos os 5,5 mil municípios brasileiros. Isso provavelmente levará as empresas a formarem consórcios para participar da licitação, visto que dificilmente uma operadora conseguiria cuidar sozinha de um lote nacional inteiro.
Hoje, são atendidos 3,4 mil pontos em 2,1 mil municípios. A maioria dos pontos cobertos são escolas: 2,4 mil. Atualmente, o Gesac utiliza internet via satélite. Na nova licitação espera-se que sejam propostas soluções com diversas tecnologias, como WiMax, XDSL, PLC, rádio, fibra óptica, satélites etc.
Outra mudança na nova fase do Gesac está na velocidade de transmissão de dados. Hoje, a velocidade máxima nos pontos de atendimento é de 256 Kbps. Na nova licitação, essa será a velocidade mínima prevista para um percentual pequeno dos pontos. Na maioria a velocidade será de no mínimo 512 Kbps. Em alguns, principalmente em grandes cidades, a velocidade será de 2, 4 ou até 8 Mbps. Medeiros de Lima participou nesta terça-feira, 13, do seminário WiMax Latin America, no Rio de Janeiro.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top