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Mobile World Congress
Buongiorno aposta em ambientes digitais e conteúdo de nicho
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008 , 12h20 | POR FERNANDO PAIVA, DE BARCELONA

A italiana Buongiorno, uma das maiores empresas de serviços de valor adicionado (SVA) do mundo, cuja receita anual gira em torno de 320 milhões de euros, aposta suas fichas em duas frentes para o futuro: lojas digitais e serviços com conteúdo de nicho.
?O conceito de loja digital começou com o iTunes na internet. E agora a Buongiorno se especializa nisso para celular?, afirmou Fernando Gonzalez, diretor da companhia para Espanha e América Latina, durante coletiva de imprensa no Mobile World Congress, em Barcelona. A Buongiorno, inicialmente, oferece lojas digitais para dois diferentes produtos: música e games. No caso de música, a empresa já desenvolveu lojas virtuais white label para a TIM na Itália, para a TIM Brasil e para a turca Turkcell. Na TIM Brasil, foram feitos mais de 1,7 milhão de downloads nos primeiros quatro meses de operação. O projeto de loja digital de games para celulares, por sua vez, ainda não foi adotada por nenhuma operadora, mas conta com um acervo de 1,5 mil títulos, provenientes de 45 diferentes desenvolvedores.

Nichos

Dois recentes exemplos de serviços lançados pela Buongiorno na Inglaterra servem para explicar no que consiste sua aposta em conteúdo de nicho. Após identificar que entre os wallpapers mais baixados na Inglaterra estavam fotos de bichos de estimação, a Buongirono criou o ?Cuteopia?: um serviço de rede social para amantes de bichos de estimação. O serviço foi lançado há apenas duas semanas e funciona no celular e na web. O Cuteopia permite que os interessados no tema troquem fotos de seus bichos e conversem sobre eles em salas de bate-papo virtuais.
O outro exemplo é o ?Fashion Fix?. Trata-se de um serviço com dicas de compras de roupas e acessórios de moda para mulheres entre 16 e 34 anos. Uma vez por semana é enviado um vídeo e um MMS para as assinantes passando dicas de promoções em lojas de marca. O ?Fashion Fix? foi lançado em novembro de 2007 na operadora O2 e já tem 2,5 mil assinantes.

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