Anatel pode suspender horário flexível em fevereiro

Depois de seis meses de vigência, o horário flexível da Anatel pode ser suspenso pela agência reguladora. O motivo é a disputa com o Ministério do Planejamento, que insiste na ilegalidade da portaria nº 430/2009, que estabeleceu a nova jornada de trabalho na autarquia, onde os servidores podem trabalhar por sete horas diárias corridas e cumprir a oitava hora por meio de um sistema de sobreaviso. Funcionários da agência contam que a autarquia estuda suspender a vigência da portaria já no próximo mês, caso o impasse com o Planejamento não se solucione em janeiro.
Caso isso ocorra, a Anatel pode ganhar tempo para negociar a manutenção do sistema, que conta com forte apoio dos servidores. Pesquisa realizada no fim do ano passado entre os funcionários da agência resultou em uma aprovação de mais de 80% do horário flexível, segundo fontes. Procurada por esta reportagem, a Superintendência de Administração Geral (SAD), responsável pela realização da pesquisa, não quis falar sobre o assunto.
"A ideia não é revogar, mas apenas suspender até que tudo possa ser esclarecido. A suspensão não implica na solução de fato, mas funcionaria como uma trégua temporária", comenta um funcionário. A suspensão também valeria para evitar a ampliação de eventuais prejuízos que possam recair sobre os funcionários da agência. Isso porque a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento já demonstrou a intenção de descontar os salários dos servidores da Anatel para reaver os recursos pagos a mais ao considerar que o sistema de sobreaviso não é válido. Por essa lógica, a oitava hora diária para completar a jornada de trabalho tradicional não teria sido cumprida e, portanto, os funcionários teriam recebido salários correspondentes a 40 horas semanais, mas só teriam trabalhado 35 horas semanais.

Notícias relacionadas
Os servidores, por meio da Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras (ANER), já entraram na Justiça para evitar o desconto na folha de pagamento, mas o caso ainda está em análise. O próprio Ministério do Planejamento não pretende exigir um desconto imediato dos salários dos servidores. Segundo assessores, os servidores serão cobrados apenas caso não haja outra solução. E, se isso ocorrer, a recuperação dos recursos será feita em parcelas que não impactem fortemente nos vencimentos dos trabalhadores. O ministério não informa qual o tamanho do passivo gerado com a vigência do horário flexível, mas funcionários da Anatel estimam que a suposta dívida é milionária. Segundo cálculos feitos por diversos servidores da agência, caso se confirme que o sistema de sobreaviso é de fato ilegal, as horas pagas a mais contabilizariam um passivo de R$ 3 milhões nos últimos seis meses.
Apesar de uma suspensão da portaria estar em debate dentro da agência, a Anatel não desistiu de angariar apoio entre os servidores da autarquia. Nos últimos dias circulou um e-mail agendando encontros para esta semana para instruir os recém-chegados, aprovados no último concurso público, sobre o horário flexível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!