Regulamento de Fiscalização Regulatória vai à Consulta Pública

Conforme adiantou o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, o Conselho Diretor da agência aprovou na reunião desta quarta-feira, 12, a proposta do Regulamento de Fiscalização Regulatória, que será submetida à Consulta Pública pelo período de 90 dias. De acordo com o presidente, que relatou o processo, a proposta é promover um uso maior de obrigações de fazer, como alternativa à aplicação de multas.

De acordo com Morais, a definição de obrigação de fazer privilegia as necessidades estruturantes previstas no Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (PERT), com incentivo à cessação de infração e reparação ao usuário. "Hoje há algumas amarras pontuais, que limitam a obrigação da sanção de fazer ao tema objeto da apuração da infração. Na medida em que ampliamos a possibilidade da obrigação de fazer, associamos às lacunas identificadas no setor", explicou.

O presidente da Anatel também destacou que a proposta prevê mudanças no Regulamento de Sanções (Rasa), com desconto de 90% na sanção, em casos de cessão da infração e reparação total ao usuário, antes da instauração do Pado (Processo Administrativo por Descumprimento de Obrigação). Também prevê desconto de 70% de desconto caso a empresa confesse, corrija o problema e renuncie à litigância a partir da instauração do Pado. "A medida visa dar economia processual", argumentou.

Notícias relacionadas

Morais também destaca que na proposta há a sugestão da implantação do Termo de conformidade. "Trata-se de atuação proativa e espontânea do prestador de serviços de telecomunicações, com objetivo de se adequar à regulamentação vigente. É um Termo de compliance. À medida que o administrado apresenta o termo de conformidade, os processos são suspensos, inclusive fiscalização e Pado, que não tenham tido decisão de primeira instancia. Avaliam-se os resultados". Segundo Morais, a empresa pode ou não apresentar um plano de ação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!