OUTROS DESTAQUES
Serviços de satélite
Eletrosul testa links de redundância com SGDC e Hughes
terça-feira, 12 de dezembro de 2017 , 18h13

Com o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) da Telebras e satélites da operadora Hughes, a empresa pública de energia Eletrosul iniciou um projeto de teleassistência na operação remota de subestações e usinas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SNI). Os testes utilizam a comunicação satelital para reforçar o sistema redundante baseado em fibra ótica, que já tem três canais de diferentes de conexão, e visa aumentar a eficiência e confiabilidade das atividades de supervisão, comando e controle. Os sistemas de satélite estão sendo testados de forma experimental por 60 dias para a teleassistência em tempo real do Centro Regional de Operação de Instalação de Campos Novos (SC) e da Subestação Ivinhema (MS).

Após a conclusão da etapa inicial dos testes, está prevista a expansão da operação para os cinco Centros Regionais de Operação de Instalação (CROIs), que são responsáveis pela gestão ininterrupta do sistema de transmissão da empresa. Nessa fase, será observada a resiliência dos links da Hughes e da Telebras de acordo com variações climáticas, em especial chuvas torrenciais. Os tempos de transmissão e recepção dos dados e as variações nos canais via satélite serão analisados.

A Eletrosul, controlada pela Eletrobras, tem 11 mil km de linhas de transmissão, o que totaliza 10% do sistema de transmissão do País. O sistema é constituído por 44 subestações e uma conversora de frequência.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top