OUTROS DESTAQUES
Tecnologia
Adoção de femtocells está mais devagar que o esperado
quinta-feira, 12 de novembro de 2009 , 18h07 | POR REDAÇÃO

Em abril, a ABI Research publicou um estudo no qual previa que seriam vendidos 790 mil femtocells no mundo em 2009. Esta semana, a empresa de pesquisas foi obrigada a rever sua estimativa para baixo. Sua nova previsão é 55% menor que a original: a expectativa agora é de que sejam vendidas no mundo inteiro este ano 350 mil femtocells.
Grandes operadoras, como AT&T, Verizon, Sprint, Vodafone UK e China Unicom já lançaram femtocells. Apesar disso, a adoção ainda está devagar, o que obrigou a ABI a calcular novamente a sua previsão. As explicações, na análise do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), seriam o alto preço dos equipamentos; a demora das operadoras em adaptar seus sistemas para o uso de femtocells; e o receio de algumas teles de que uma rápida popularização dessa tecnologia poderia provocar interferências na rede macro.
A ABI ainda acredita que o mercado de femtocells tem grande potencial de crescimento, embora reconheça que sua adoção será mais lenta do que o esperado. A empresa de pesquisas acredita que o ano de 2010 será chave para essa tecnologia: se o ritmo de adoção não melhorar, existe o risco de pequenos fornecedores de equipamentos quebrarem.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top