Para grupos de comunicação, América Latina é desafio

Grupos de comunicação dos EUA que atuam no mercado latino americano enxergam boas perspectivas no mercado de conteúdos digitais em celular, mas o desafio da renda ainda faz com que os planos sejam reticentes pra a região. Para Seth Schachner, diretor da divisão digital da Sony BMG Music, uma das maiores gravadoras do mundo, a baixa renda média da população é o maior desafio a ser vencido, assim como a multiplicidade de legislações e situações tributárias diferentes. "No Brasil, paga-se quase 33% de impostos sobre conteúdos por celular, o que não nos impede de fazer negócios por lá, mas cria dificuldades", explica. Para Luis Goicouria, vice-presidente da divisão de mídia digital da MTV Networks Latin America, a proteção dos direitos sobre as obras digitais ainda é um risco muito grande, especialmente na plataforma móvel. Além disso, na América Latina os preços precisam ser menores do que a média em outros países, "e as operadoras móveis ficam com uma fatia da receita acima da média mundial", explica Goicouria. No caso do Brasil, explica, a MTV Networks ainda precisa acertar a relação com o grupo Abril antes de investir mais. A Abril tem os direitos da marca MTV e de parte dos conteúdos, "o que precisa acontecer nos próximos seis meses". Os grupos de comunicação norte-americanos questionam o percentual dos 200 milhões de celulares da região que poderão oferecer serviços multimídia, "mas certamente o percentual aumentará muito com a troca natural que vai acontecer", diz Seth Schachner, da Sony Music.
O mercado brasileiro é um dos melhores para provedores de conteúdo, dizem as empresas, porque há competição, o que melhora as condições de negociação. "No México, há uma operadora quase monopolista que negocia de forma monopolista", diz Goicouria. De qualquer maneira, todos apostam no México e no Brasil como os mercados mais importantes, ao lado da Argentina, ainda que o Chile tenha uma base de clientes com tecnologia mais avançada.
Os executivos falaram durante o evento 3G CDMA Americas, que acontece esta semana em Miami.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!