Governo veta ampliação de subsídios a semicondutores

 A presidenta Dilma Rousseff vetou a ampliação, em caráter permanente, da lei que trata dos benefícios tributários para o setor de semicondutores e componentes eletrônicos, aprovada no Senado Federal. Com isso, novas adesões ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis) e ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Equipamentos para a TV Digital (PATVD), não poderão ser aceitas. O prazo terminou em 31 de maio de 2015.

Na justificativa, Dilma sustenta que "o dispositivo implicaria prorrogação de medida da qual resultaria renúncia de receita por prazo indeterminado, o que contraria o disposto no § 5o do art. 109 da Lei no 13.080, de janeiro de 2015 (Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO)". Porém, afirma que o governo estudará medida legislativa alternativa que seja compatível com a LDO, "considerando a importância do programa".

O veto alcançou também a possibilidade de ampliação dos benefícios para os mostradores de informações (displays) utilizados em smartphones, tablets e outros. Para o veto, foram ouvidos os ministros da Fazenda e do Planejamento.

Notícias relacionadas

O programa dispõe sobre os incentivos às indústrias de equipamentos para TV digital e de componentes eletrônicos semicondutores e também trata da proteção à propriedade intelectual das topografias de circuitos integrados. O texto reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep, da Cofins, do PIS/Pasep-Importação, da Cofins-Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidentes na compra de aparelhos, instrumentos e equipamentos usados na fabricação desses dispositivos.

Com o veto, apenas as nove empresas inscritas poderão contar com os benefícios até 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!