STJ isenta habilitação de celular da cobrança do ICMS

A Telma Celular – operadora do Maranhão sob a holding Tele Norte Celular Participações S/A e sob o guarda-chuva da Amazônia Celular -, que questiona a legalidade da cobrança pelo governo maranhense de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em habilitação de telefones celulares, ganhou a disputa junto à Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça. O STJ entendeu que o imposto incide apenas na atividade final, ou seja, o serviço de telecomunicações, ?e não sobre o ato de habilitação do telefone celular, que se afigura como atividade meramente intermediária."
A decisão saiu no último dia 4, mas ainda não foi publicada. Apesar de valer apenas para o Estado do Maranhão, servirá de jurisprudência para outras operadoras que também queiram questionar o imposto na Justiça. A Telma só poderá legalmente deixar de cobrar o ICMS e não repassar ao governo quando a decisão transitar em julgado, ou seja, não restarem mais recursos judiciais. Segundo o STJ, ainda cabe recurso na Primeira Seção e até no Supremo Tribunal Federal.
A habilitação da telefonia móvel não está prevista no Artigo 60 da Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/97) como sujeita a incidência de ICMS. O assunto vem sendo discutido desde fevereiro último pela Primeira Seção, segundo o relator do recurso especial, ministro Franciulli Netto. O objetivo do recurso especial era desconstituir Acórdão do Estado do Maranhão, favorável à Telma, no sentido de que não deveria incidir ICMS sobre a habilitação, por não constar na LGT.

Notícias relacionadas
Mas, segundo o STJ, o Convênio ICMS 69/98 firmou entendimento para que houvesse tal cobrança nas prestações de serviços de comumicação. Por meio desse instrumento, o ministro da Fazenda e os secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal decidiram que os valores cobrados como habilitação ?se incluem na base de cálculo do ICMS incidente sobre prestações de serviços de comunicação.? Mesmo assim, o TJ/MA rejeitou os recursos do governo do Estado do Maranhão que pretendiam esclarecer o Acórdão, ?porque o Acórdão que declarou a ilegalidade (e não a inconstitucionalidade) do convênio não infringiu normas constitucionais e tampouco do Código de Processo Civil, como invocado pelo apelante.?
O governo maranhense não desistiu e entrou com esse recurso especial no STJ, alegando ofensa ao Artigo 481 do CPC, "que ordena que a inconstitucionalidade alegada por qualquer das partes no âmbito dos tribunais só pode ser declarada pelo pleno". Outro argumento é que o referido Artigo 60 da LGT não teria mais vigência entre decisões de diversas cortes em relação à habilitação de celular como serviço de comunicação, sendo assim sujeito ao ICMS.
O relator afirmou que os estados e o DF não podem alterar a definição, o conteúdo e o alcance desse tipo de habilitação, para "mediante convênios estaduais, tributá-la por meio do ICMS", o que é vedado pelo Artigo 110 do Código Tributário Nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!