Anatel permite que Oi e TIM ampliem compartilhamento de infraestrutura

A Anatel autorizou a ampliação do escopo do compartilhamento de rede de acesso móvel entre TIM e Oi, em vigor desde 2013. As operadoras passarão a compartilhar rede não mais no modelo de MORAN (Multi Operator RAN Network, também conhecido como RAN Sharing) que vinha sendo praticado até aqui, e agora passarão a adotar o modelo MOCN (Multi Operator Core Network), em que outras camadas da rede, inclusive o core da rede móvel, também pode ser compartilhado. No caso, o interesse das empresas é o compartilhamento pleno das faixas de 1,8 GHz e 2,5 GHz.

No novo modelo de compartilhamento, as operadoras que antes a parte de rádio da rede de acesso (RAN) passarão a compartilhar um pool de faixas de frequência (no caso 1,8 GHz e 2,5 GHz) e ainda compartilharão NodeBs. No limite, a camada de core da rede, responsável pela disponibilização dos serviços também poderia ser compartilhada. A vantagem desse modelo é que além de poderem otimizar ao máximo as freqüências oferecidas, fica muito mais fácil transferir os clientes de uma operadora para outra no caso, por exemplo, de uma consolidação.

A transição de modelos de compartilhamento, contudo, virá com algumas exigência. A primeira é que as empresas deverão solicitar uso em caráter secundário das faixas da outra operadora e devem manter a separação dos núcleos de rede com plena independência de operação, atendendo interessados no compartilhamento em condições não discriminatórias. A Anatel determina que em eventuais atos de concentração submetidos à agência, envolvendo ambas as empresas, sejam acompanhados de uma atualização da  implementação do compartilhamento.

Notícias relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu não vi nenhuma melhora tanto nenhuma conta em outra principalmente na Oi que continua com má qualidade no sinal 4G

  2. Eu tenho oi e claro, mas pagaria uma taxa de 100 reais para quando eu estivesse fora da rede da oi e claro, pudesse também usar a rede da tim e vivo, assim todos ganham, eu, a operadora oi e claro, e a operadora tim e vivo, para deixar o cliente conectados nem que fosse apenas para rede de voz… esta na hora dessas operadoras pararem com essa competição desenfreada e dar mobilidade onde possuem vácuo de atuação… ganha todo mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!