Venda de equipamentos de informática e comunicação caiu 2,8% em maio

O volume de venda de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação voltou a cair em maio em 2,8% na comparação com o mês anterior. Porém, ante o mesmo mês do ano passado, a variação é positiva em 8,8%, conforme pesquisa mensal do IBGE, divulgada nesta quarta-feira, 12. Os resultados, em termos acumulados, foram de quedas de 4,6% no acumulado para os primeiros cinco meses e de 7,6% nos últimos 12 meses.

De acordo com o instituto, o nível ainda alto de desemprego pesou mais para o resultado do que a redução da inflação e as vendas referentes ao dia das mães. Em abril, as vendas de equipamentos de informática e comunicação cresceram 9,5% na comparação com março.

Em maio de 2017, o comércio varejista nacional registrou redução de 0,1% no volume de vendas em relação ao mês imediatamente anterior, na série ajustada sazonalmente. Para essa mesma comparação, a receita nominal mostrou variação de 0,2%. Ainda na série com ajuste sazonal, o índice de média móvel trimestral voltou a sinalizar estabilidade tanto para volume de vendas (com queda de 0,1%), quanto para receita nominal (0%).

Notícias relacionadas

No confronto com igual mês do ano anterior, na série sem ajuste sazonal, o volume de vendas apontou crescimento de 2,4%, segunda taxa positiva consecutiva no ano. Com isso, o índice de volume do varejo acumulou recuo de 0,8% nos cinco primeiros meses do ano. O indicador acumulado nos últimos doze meses, com queda de 3,6% em maio de 2017, permaneceu sinalizando redução no ritmo de queda iniciado em outubro de 2016 (de 6,8%). Para as mesmas comparações, a receita nominal de vendas apresentou variação de 3,1%, 1,8% e de 3,5%, respectivamente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!