Os clientes que mais gastam com telefonia, seja fixa ou móvel, são aqueles mais interessados em trocar de operadora após a implementação da portabilidade numérica. Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada no Brasil pelo Yankee Group.
Na telefonia fixa, 44% dos clientes cujas contas mensais são maiores que R$ 100 disseram que trocariam de operadora se pudessem manter o número, enquanto apenas 34% responderam que não trocariam. Conforme se reduz o valor da conta mensal, cai também o interesse em mudar de operadora, mesmo com a portabilidade. Entre consumidores com contas mensais que variam entre R$ 61 e R$ 100, 31% querem trocar, enquanto 39% disseram que não. Entre os donos de linhas fixas que gastam entre R$ 26 e R$ 60 por mês, apenas 25% mostraram interesse em trocar, contra 27%. O restante não sabe ou não respondeu. As principais razões apresentadas pelos que desejam mudar de operadora são: redução de custos, melhoria na qualidade do serviço e escolha de um pacote melhor de serviços.
Na telefonia móvel identificou-se a mesma tendência: 36% dos clientes com ARPU superior a R$ 100 trocariam de operadora, contra 28% que disse que não trocaria. Na faixa de R$ 61 a R$ 100, 29% mudaria, ante 31% que preferiria continuar com sua operadora atual. Entre R$ 26 e R$ 60, a intenção de churn cai para 20%, contra 21% de clientes fiéis. E em contas abaixo de R$ 25, apenas 15% disse que gostaria de trocar de companhia, ante 20% que respondeu negativamente.
Portabilidade numérica