OUTROS DESTAQUES
Internet das Coisas
Qualcomm testará modems de IoT na fábrica da Ericsson no Brasil
segunda-feira, 12 de Março de 2018 , 17h22 | POR HENRIQUE MEDEIROS, DO MOBILE TIME

A Qualcomm e a Ericsson firmaram uma parceria para acelerar a adoção de soluções para Internet das Coisas (IoT) baseadas em conexão LTE no Brasil. No acordo de cooperação, a Qualcomm fará os testes de seus equipamentos no laboratório brasileiro da Ericsson e, posteriormente, as empresas pretendem desenvolver aplicações e serviços de IoT em conjunto.

"Esse acordo vai incentivar toda a indústria, inclusive fornecedores que têm fábrica local, como nós, que compramos componente de fora", disse Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson no Brasil. "O ponto importante é o desenvolvimento. Com a parceria será possível ter uma inclusão digital melhor, uma vez que trará redução de custos nos terminais", acrescentou.

Para esta publicação, Ricotta disse que o acordo foi fechado em 15 de dezembro do ano passado e não há nenhum impedimento regulatório ou tecnológico para começar os testes. Dito isso, a expectativa é que as primeiras provas ocorram a partir deste mês. Inicialmente, os testes serão baseados no modem multimodal MDM9206 LTE da fornecedora norte-americana, mas podem ser estendidos a outros equipamentos.

"É uma estratégia de pegar um ecossistema e trabalhar de forma coordenada com outros parceiros. A IoT é tão fragmentada que precisa de um conjunto para entender as diversas verticais", disse o executivo. "Para testar a conectividade, 2G, 3G, 4G e 4,5G. A gente olha para parte de rede e a Qualcomm, para o terminal. É algo que já fazemos com a Apple em nosso laboratório em São Francisco, nos EUA", descreveu.

Com as provas de conceito, as duas companhias esperam acelerar o desenvolvimento de aplicações para Narrowband IoT (NB-IOT) e Cat M-1, em especial para agricultura, cidades inteligentes, comércio e indústria. Agricultura de precisão de solo, rastreamento de veículos e cargas, iluminação pública e semáforos inteligentes estão entre as soluções a serem estudadas.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top