AT&T realizará testes de campo com 5G ainda em 2016

Em parceria com os fornecedores Ericsson e Intel, a operadora norte-americana AT&T anunciou nesta sexta-feira, 12, plano para começar testes de campo com 5G até o final do ano. O local escolhido é a cidade de Austin, no estado do Texas, e a operação será feita provendo banda larga via rede móvel para locais fixos, semelhante ao TDD-LTE que a Sky e a On Telecom fornecem no Brasil. Antes disso, porém, as empresas começarão testes em laboratórios já no segundo trimestre, seguidos de testes e ensaios em ambientes externos durante o verão norte-americano (inverno brasileiro).

A operadora espera realizar os testes com a tecnologia de forma que já possam fazer lançamento comercial quando houver a padronização – o 3GPP deverá estabelecer o processo de padronização em 2018. A expectativa é que a 5G oferece velocidades de gigabits por segundo, menor latência (entre 1 a 5 milissegundos) e aplicações também para Internet das Coisas, robôs, carros automatizados, cidades inteligentes e realidade virtual.

Em comunicado, a AT&T menciona a utilização de frequências elevadas, virtualização das funções de rede (NFV) e redes definidas por software (SDN) como elementos-chave para a quinta geração de redes móveis. Para tanto, a tele já está modernizando sua infraestrutura de rede: em 2015, 5,7% da rede era virtualizada, com planos de chegar a 30% ao final deste ano e 75% em 2020. Atualmente, 14 milhões de clientes já foram migrados para a nova arquitetura com SDN e NFV.

Notícias relacionadas

Além da AT&T, a Verizon já anunciara testes com a nova tecnologia ainda este ano. No Brasil, também em parceria com a Ericsson, a América Móvil (que controla Claro, Embratel e Net) prometeu ao governo brasileiro realizar testes também em 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!