EBC e BNDES apresentam projeto de operador de rede a empresários

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da TV Brasil, juntamente com técnicos do BNDES, apresentaram nesta quinta, 10, no Rio de Janeiro, o projeto do Operador de Rede Digital Pública para empresários do Brasil e do exterior, do setor de radiodifusão. Trata-se da implantação e operação de uma plataforma de transmissões em sistema digital que será utilizada por todas as emissoras públicas e estatais federais, reduzindo custos e acelerando a migração para a nova tecnologia. Com financiamento do BNDES, deve ser constituída uma Parceria Público-Privada (PPP), com escolha da empresa parceira através de licitação prevista para 2010.
Segundo a EBC, mais de 20 representantes de empresas nacionais e estrangeiras atenderam ao chamado e pediram audiências individuais para tirar dúvidas sobre o projeto. Uma consulta pública sobre o edital será veiculada na Internet pela EBC, que já realizou uma primeira consulta, em fevereiro deste ano, sobre aspectos técnicos do projeto, elaborado pelo professor Gunnar Benedicks Junior, do Instituto Mackenzie.
A plataforma será responsável pela transmissão das programações das TVs legislativas (Câmara e Senado), do Poder Executivo (NBR), do Judiciário (TV Justiça), a TV Pública federal (TV Brasil), da própria EBC, e novas redes estatais previstas pelo decreto da TV Digital: Canal da Educação (Ministério da Educação), Canal da Cultura (Ministério da Cultura) e Rede da Cidadania (canais que serão geridas pelo Ministério das Comunicações).

Notícias relacionadas
A emissoras estaduais que formam rede com a TV Brasil em sistema analógico também poderão optar por integrar a plataforma, que numa primeira fase alcançará mais de 60% da população brasileira. Segundo a EBC, mesmo emissoras privadas poderão, eventualmente, realizar co-location, ou seja, alugar plataformas de transmissão ao invés de montar estrutura própria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!