Sawiris firma parceria com grupo de bondholders da Oi para plano de RJ alternativo

Copyright World Economic Forum (www.weforum.org)/Photo by Nader Daoud

O comitê diretivo do grupo ad hoc de bondholders da Oi e o Grupo Sawiris, do empresário egípcio Naguib Sawiris, controlador da tele Orascom, estabeleceram nesta terça-feira, 11, um acordo de colaboração mútua para desenvolver um plano alternativo de recuperação judicial (RJ) da companhia brasileira e suas subsidiárias. A parceria prevê que o trabalho nessa alternativa seja feito com o apoio dos demais credores e outros stakeholders "que efetivamente enderece os desafios da estrutura de capital" da companhia, prevendo um novo aporte após sua implantação. O grupo de bondholders acredita que o plano apresentado pela Oi em setembro "inapropriadamente privilegia os acionistas existentes em detrimento dos credores".

Além do plano de recuperação judicial alternativo, o comitê diretivo e o Grupo Sawiris pretendem elaborar um plano de operação pós-RJ. "O plano alternativo de recuperação contemplará, entre outras coisas, com novo capital e investimentos consideráveis". O comunicado enviado pela assessoria de imprensa que representa o grupo de bondholders não especifica a origem desse novo capital, mas indica que viria da parte da companhia egípcia.

Notícias relacionadas

O acordo de colaboração mútua faz parte do conjunto de medidas e esforços do comitê e dos assessores legais e financeiros (Cleary Gottlieb Steen and Hamilton LLP como assessores internacionais, Moelis & Company como consultores financeiros e Pinheiro Neto Advogados assessorando questões jurídicas no Brasil) no desenvolvimento de um novo plano. A ideia é obter apoio dos credores da companhia que se sentem desamparados com o plano apresentado pela administração da empresa.

No comunicado, Sawiris disse estar confiante na perspectiva macroeconômica do Brasil e na parceria. "Nós acreditamos que, ao apoiar o comitê de bondholders, junto com a nossa experiência no segmento, nós ajudaremos a Oi em uma solução ganha-ganha a atingir resultados positivos para todos os interessados." O representante do comitê e da consultoria financeira Melis & Company, Otavio Guazzelli, afirmou que o grupo continua acreditando em uma solução consensual, "apesar do desapontamento com a falta de engajamento da Oi" na negociação de um plano de RJ com grupos de credores. No comunicado, o comitê diz ainda que "até o momento a companhia e seus administradores não estabeleceram qualquer negociação". E afirma que continua dialogando com outros credores relevantes da Oi para a elaboração do plano alternativo de recuperação judicial.

O Grupo Sawiris é controlador da Orascom Telecom, operadora com atuação no Oriente Médio, África, Ásia e América do Norte. Em 2005, o empresário egípcio liderou a compra do controle acionário Wind Telecomunicazioni, terceira maior operadora da Itália, consolidando-a depois com a Vimpelcom. Vale lembrar que Naguib Sawiris mostrou interesse na Telecom Italia – e, consequentemente, no controle da TIM Brasil – em 2012 e 2014. Com essa parceria com o grupo de bondholders da Oi, o empresário poderia assim tentar uma nova porta de entrada no Brasil.

1 COMENTÁRIO

  1. Nos EUA e Europa os credores assumem a empresa em caso de recuperação judicial. Aqui no Brasil quem faz a proposta de como a empresa vai se recuperar (PLANO DE RECUPERACAO) são os acionistas, cabe aos credores aceitar ou não.

    Desta forma se os credores fundos abutres (compraram as dívidas bonds por 10% do valor )e esse egípcio são tão bonzinhos e querem tanto recuperar seu dinheiro e assumir a empresa, por quê não fazem uma oferta hostil de aquisição das ações dos pequenos acionistas e aí fazem o plano de recuperação que quiserem, senão, que parem de choramingar e aceitem ou recusem o plano de recuperação que é seu direito.

    O que querem na verdade é tomar a empresa oi com seu grande patrimônio bem barato e dar um chega pra lá no restante dos acionistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!