Provedores têm um mês para alterar chaves do DNS

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) alertou para a necessidade de alteração das chaves criptografadas dos Sistemas de Nomes de Domínio da Internet (DNS). Segundo informou a entidade nesta segunda-feira, 11, operadores de rede e provedores de Internet têm um mês para se preparar para a mudança – caso contrário, usuários não poderão buscar e encontrar os nomes de domínio, ficando incapacitados de utilizar qualquer site na Internet. O motivo da revisão da chave é justamente para assegurar que o DNS global fique protegido.

"Os operadores de redes devem certificar-se de terem o software atualizado, de terem o DNSSEC habilitado e, também, de ter verificado se seus sistemas podem atualizar suas chaves automaticamente ou se eles têm instalados processos para atualizar manualmente a nova chave antes das 16:00 UTC do dia 11 de outubro de 2017", alerta o CTO da ICANN, David Conrad. A entidade disponibilizou uma ferramenta de testes, que pode ser acessada clicando aqui.

Em comunicado, a ICANN diz também estar trabalhando com parceiros técnicos, como registros de Internet regionais (RIRs), grupos de operações de redes e registros e registradores de DNS. Outras entidades envolvidas com o assunto, como a Internet Society, também ajudam a divulgar o alerta e orientar a mudança da chave.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!