Volume de serviços de telecomunicações recua 3,6% no semestre

Em junho, os serviços de comunicação e informação apresentaram variação positiva de 0,2% na comparação com o mês anterior. Os serviços de TIC avançaram ainda mais para 0,5%, enquanto os de telecomunicações recuaram 0,1% e os de TI, 0,3%. Os serviços audiovisuais, de edição e de agências de notícias cresceram 2% no mês, conforme dados da pesquisa do IBGE divulgados nesta quinta-feira, 11.

No semestre, porém, os serviços de comunicação e informação recuaram 3,4% na comparação com os primeiros seis meses de 2015. Nesse mesmo tipo de comparação, os serviços de TIC caíram 3,2%, os de telecomunicações apresentaram variação negativa de 3,6% e os de TI caíram 1,7%. E os serviços de audiovisual, de edição e agências de notícias tiveram perdas maiores, de 4,8%.

Em 12 meses, as perdas para os serviços de comunicação e informação ficaram em 2,4%; os de TIC, em 2,4%; os de telecomunicações, em 3,2% e os de audiovisuais, de edição e agência de notícias, em 2,3%. Já os serviços de TI avançaram 0,3% nesse tipo de comparação.

Notícias relacionadas

No geral, o setor de serviços apresentou variação de volume de -0,5% em junho em relação ao mês de maio, na série livre de influências sazonais, após registrar variação de 0,2% em maio (revisado) e -1,3% em abril. Na série sem ajuste sazonal, o setor registrou variação de -3,4%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, retornando ao mesmo patamar de agosto de 2015 (-3,5%), ressaltando-se, contudo, que representa a maior variação negativa para o mês de junho, na série iniciada em janeiro de 2012.

De acordo com o IBGE, com esses resultados, as taxas acumuladas no primeiro semestre e nos últimos 12 meses, ficaram negativas em 4,9%. A receita nominal em junho apontou para queda de 0,3% em relação à maio, na série livre de influências sazonais, e a variação sem ajuste sazonal ficou em 0,6%, na comparação com mesmo mês do ano anterior. A taxa acumulada no ano ficou em 0,2% e, em 12 meses, 0,3%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!