Minicom quer volta da aprovação tácita na Lei Geral das Antenas

O Ministério das Comunicações está pedindo o apoio de parlamentares para reintroduzir o "decurso de prazo" na Lei Geral das Antenas com o objetivo de dar mais eficácia à norma. Isto porque, na proposta original, aprovada no Senado, após atender todas as exigências e findo o prazo de 60 dias, as licenças para instalação de antenas seriam tacitamente aprovadas. Na Câmara, tal dispositivo foi retirado e o texto voltou a ser modificado no Senado, onde a lei foi aprovada definitivamente com um dispositivo que atribuía a Anatel a responsabilidade de autorizar a prestadora realizar a instalação "em conformidade com as condições mencionadas no requerimento apresentado e com as demais regras estipuladas em lei municipal, no caso em que tenha decorrido o prazo sem decisão do órgão competente".

Só que a presidente Dilma Rousseff vetou o dispositivo. A justificativa foi de que o texto feria o pacto federativo previsto na Constituição, ao transferir para órgão federal (leia-se Anatel) a responsabilidade por conceder a autorização para instalação de antenas, caso o órgão municipal não cumprisse o prazo de 60 dias para emitir a licença.

Na época, o então relator da matéria, senado Walter Pinheiro (PT-BA), alterou o texto porque havia resistência para votação do projeto, em função de pareceres jurídicos, que consideraram o "decurso de prazo" como inconstitucional. Na avaliação do Minicom, foi a mudança no texto que provocou o veto.

Notícias relacionadas

A reintrodução do "decurso de prazo" poderia ser feita por meio de projetos de leis que estão tramitando ou que seriam apresentados na Câmara dos Deputados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!