OUTROS DESTAQUES
5G
Vivo e Huawei demonstram realidade virtual em rede 5G no Rio de Janeiro
quarta-feira, 11 de julho de 2018 , 14h26

[Matéria publicada originalmente no Mobile Time] A Vivo e a Huawei fizeram uma demonstração de uma aplicação de realidade virtual em uma rede 5G na sede da operadora no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 12. O teste foi feito dentro da sala onde será instalado o laboratório de Internet das Coisas (IoT) da Vivo. Foi instalada uma rede 5G, CPEs 5G e um core virtualizado de rede 5G, todos fornecidos pela Huawei e operando na frequência de 3,5 GHz. Os equipamentos usam o release 15 do 3GPP.

Na demonstração, duas pessoas eram convidadas a vestir óculos de realidade virtual e luvas com sensores para captação dos movimentos das mãos. Na atividade, era usada uma bola, cujos movimentos eram acompanhados por oito câmeras instaladas no teto – o rastreamento era feito a partir da identificação de adesivos circulares colados na bola. Nos óculos, os participantes viam representações das suas mãos e da própria bola em um cenário virtual. A brincadeira consistia nos dois participantes arremessarem a bola um para o outro sem que se vissem de verdade, guiados apenas pelas representações das suas mãos e da própria bola no cenário virtual.

Os dados captados pelos sensores e pelas câmeras eram transmitidos pela rede 5G, processados por um software em um servidor localizado na mesma sala e devolvidos para os óculos, também pela rede 5G. A velocidade média de transmissão é de 1 Gbps e a latência, 5 ms.

Este foi o primeiro teste realizado pela operadora no seu futuro laboratório de IoT, cuja inauguração oficial deve acontecer depois de agosto.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top