Vivo e Huawei demonstram realidade virtual em rede 5G no Rio de Janeiro

[Matéria publicada originalmente no Mobile Time] A Vivo e a Huawei fizeram uma demonstração de uma aplicação de realidade virtual em uma rede 5G na sede da operadora no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 12. O teste foi feito dentro da sala onde será instalado o laboratório de Internet das Coisas (IoT) da Vivo. Foi instalada uma rede 5G, CPEs 5G e um core virtualizado de rede 5G, todos fornecidos pela Huawei e operando na frequência de 3,5 GHz. Os equipamentos usam o release 15 do 3GPP.

Na demonstração, duas pessoas eram convidadas a vestir óculos de realidade virtual e luvas com sensores para captação dos movimentos das mãos. Na atividade, era usada uma bola, cujos movimentos eram acompanhados por oito câmeras instaladas no teto – o rastreamento era feito a partir da identificação de adesivos circulares colados na bola. Nos óculos, os participantes viam representações das suas mãos e da própria bola em um cenário virtual. A brincadeira consistia nos dois participantes arremessarem a bola um para o outro sem que se vissem de verdade, guiados apenas pelas representações das suas mãos e da própria bola no cenário virtual.

Os dados captados pelos sensores e pelas câmeras eram transmitidos pela rede 5G, processados por um software em um servidor localizado na mesma sala e devolvidos para os óculos, também pela rede 5G. A velocidade média de transmissão é de 1 Gbps e a latência, 5 ms.

Notícias relacionadas

Este foi o primeiro teste realizado pela operadora no seu futuro laboratório de IoT, cuja inauguração oficial deve acontecer depois de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!