Governo do Amazonas veta lei que proibia SVA na fatura de telecomunicações

O governo de Amazonas vetou o projeto de lei aprovado pela assembleia legislativa do estado (Aleam) que proibia a inclusão, sem autorização prévia do consumidor, de serviços de valor adicionado (SVAs) nas faturas de telecomunicações. Segundo o Executivo amazonense, o dispositivo invadiu a competência privativa da União de legislar sobre o setor.

Conforme mensagem assinada pelo vice-governador do estado, Carlos Almeida (que estava no exercício da função no último dia 5), o veto total foi declarado por inconstitucionalidade formal orgânica. "A proposição, apesar das nobres intenções dos parlamentares estaduais, a pretexto de tratar sobre direito consumerista, adentra a competência privativa da União para legislar sobre telecomunicações", informou o governo estadual amazonense após analisar pareceres do Subprocurador-Geral do Estado e do setor jurídico Procon/AM.

Autor do projeto de lei em questão, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) questionou a decisão e levantou uma questão tributária sobre a inclusão de SVAs nas faturas. "Quando as empresas passam a cobrar por esse serviço, elas não pagam ICMS. Então o estado está sendo enganado no não pagamento do ICMS por parte das empresas", afirmou o parlamentar, em nota. Segundo Corrêa, o estado está "trabalhando contra ele próprio" ao vetar o projeto de lei.

Notícias relacionadas

Recentemente, o setor de telecomunicações obteve liminar que suspendeu lei de teor similar em Santa Catarina; frente ao caso, Advocacia Geral da União (AGU) e a Procuradoria Geral da República (PGR) já divergiram sobre a competência do estados para legislar sobre SVAs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!