Para Claro, SES e Viacom, distribuição de conteúdos por streaming é inexorável

O conteúdo por streaming tende a se tornar cada vez mais relevante para os operadores de telecomunicações, especialmente os provedores de conectividade móvel, e é essencial na estratégia das empresas, disse nesta segunda, 11, Márcio Carvalho, diretor de marketing da operadora Claro, durante o seminário Brasil Streaming, realizado em São Paulo e que é organizado pelas publicações TELETIME e TELA VIVA. Para Carvalho, é natural que os operadores móveis procurem agregar cada vez mais alternativas de conteúdo adicionando valor aos pacotes móveis. Mas ainda não existem modelos pré-estabelecidos.

O painel mostrou que o empacotamento tradicional de canais que se encontra na TV por assinatura tem dado lugar a um empacotamento, por meio das platafortmas  de banda larga e móvel, a um modelo de conteúdos avulsos e/ou não-lineares nas redes e plataformas de telecomunicações. Para Jurandir Pitsch, vice-presidente de vendas para a América Latina e Caribe da SES, que globalmente já fatura 200 milhões de euros em sua atuação como  plataforma tecnológica  na distribuição de conteúdos para plataformas OTT, a tendência é que o conteúdo OTT passe a ser distribuído por todas das empresas de conectividade. No Brasil, diz ele, a insegurança regulatória e tributária estão afetando significativamente o desenvolvimento deste mercado, mas o movimento é considerado inexorável. A plataforma de distribuição da SES permite a agregação de diversos conteúdos e a distribuição centralizada via satélite para múltiplos provedores.

Rogério Francis, diretor senior de distribuição de conteúdos da Viacom, reconhece a necessidade de distribuir os conteúdos por todas as plataformas existentes, sobretudo por plataformas móveis. Mas a Viacom, diz ele, tomou a decisão de não priorizar a venda direta desse conteúdo ao consumidor. Para ele, existem uma série de dificuldades para o modelo de D2C, começando pela necessidade de manter um canal de relacionamento direto com o consumidor (o que não acontece hoje), passando pela necessidade de manter um bom relacionamento com os parceiros tradicionais (que são os agregadores de telecomunicações) até questões regulatórias e tributárias. "Tomamos a decisão de manter a venda de nosso conteúdos pelo operador", disse. A Viacom aposta fortemente na distribuição de conteúdos para plataformas móveis, sobretudo via apps, pois, de acordo com pesquisas internas 97% das crianças do seu público alvo usam apps (junto com a família), 70% consomem conteúdos em smartphones e passam 1,5 hora em tablets.

Notícias relacionadas

Marcos Bitelli, professor e advogado especialista no mercado de conteúdos e mídia, lembra que existe, no Brasil, um grande e complexo emaranhado regulatório e tributário que limitam o desenvolvimento de modelos de negócio para a distribuição de conteúdos OTT. As diferentes camadas de tributação, o enquadramento tributário diferente para cada tipo de atividade, a existência de regras para o serviço de acesso condicionado (SeAc, ou TV por assinatura), a cobrança de ICMS e ISS a depender do caso, as questões referentes à Condecine sobre conteúdos sob-demanda, tudo isso torna praticamente impossível uma decisão segura no Brasil, diz ele, e a complexidade muda dependendo do modelo (venda direta, B2B, B2B2C etc). Para o visão advogado, justamente esse cenário complexo tende a fazer com que os agregadores (hoje empresas de telecomunicações) tendam a permanecer relevantes na distribuição de conteúdos OTT, atuando como agregadores dos conteúdos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!