Comissão Europeia barra fusão entre Hutchison e O2, da Telefónica

A Comissão Europeia decidiu nesta quarta-feira, 11, barrar a proposta de fusão da Hutchison com a O2, atualmente de controle da Telefónica. Em comunicado, a comissão justificou a decisão alegando que uma consolidação afetaria acordos atuais de compartilhamento de rede, o que influenciaria toda a infraestrutura móvel do Reino Unido. Além disso, traria preocupações em relação à competição, "muito provavelmente" levaria a preços mais altos aos consumidores e danificaria a inovação no setor.

Atualmente no mercado britânico há quatro operadoras móveis: a EE, a O2, a Vodafone e a Three, da Hutchison, a mais recente do grupo e considerada pela Comissão como o player mais agressivo e inovador. A entidade reconhece que o compartilhamento de infraestrutura (entre Three e EE e entre O2 e Vodafone) trouxe benefícios ao consumidor, levando a uma das maiores implantações de 4G na Europa e uma das menores tarifas para o usuário.

Mas a fusão traria danos a esse cenário, no entendimento da entidade. Com um market share combinado de 40%, as duas empresas teriam "muito menos incentivos para competir com a Vodafone e a EE". A Comissão ressalta também que justamente o compartilhamento de infraestrutura seria afetado: a empresa resultante da fusão teria participação em ambos os acordos, o que daria "supervisão completa nos planos de rede dos dois maiores competidores".  Por fim, acredita que a transação reduziria o número de empresas que se prontificam a disponibilizar redes para as operadoras móveis virtuais (MVNOs).

Notícias relacionadas

Não há número mágico

Uma solução para resolver a questão da concentração nos acordos de compartilhamento seria disponibilizar para outra operadora o lugar da Three ou da O2 nos acordos. A Comissão Europeia afirma que havia companhias interessadas, mas que a Hutchison "não estava preparada para oferecer isso ou uma remediação igualmente efetiva".

"Costumamos ouvir que a consolidação das teles na Europa é necessária para garantir às operadoras de rede a lucratividade que os permitam investir em redes. Eu não vi nenhuma evidência real para apoiar isso", declara a comissária Margrethe Vestager em nome da Comissão Europeia. "Nos anos recentes, as operadoras do Reino Unido têm investido bilhões para implantar o 4G, enquanto permanecem lucrativas. A competição, não a consolidação, tem promovido investimento."

A comissária garante que a decisão não impactará em futuras investigações de fusões, já que a Comissão analisa caso a caso. Ressalta, contudo, não haver um "número mágico" de quantas operadoras são necessárias para todos os mercados, e que medidas que podem funcionar em um caso não necessariamente servem para tudo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!