Telefónica forma nova unidade de cibersegurança focada em IoT

O Grupo Telefónica assinou contrato com a fornecedora de soluções de segurança para telecomunicações, Subex, para formar uma nova unidade de cibersegurança focada em Internet das Coisas, batizada de IoT Security. O grupo espanhol, que controla a Vivo no Brasil, participará da iniciativa por meio de sua unidade ElevenPaths, que chegou ao mercado brasileiro no mês passado. Conforme anunciaram as empresas nesta quinta-feira, 11, a ideia é endereçar o aumento do risco com o crescimento da Internet e dispositivos conectados, além de promover a implantação de IoT. Até o momento, ainda não há informação se essa parceria também valerá para o Brasil.

A Telefónica está trabalhando com dois objetivos: expandir o catálogo existente de produtos e serviços IoT e desenvolver novas soluções para atacar ameaças para os negócios que implantem a tecnologia. A divisão utilizará a infraestrutura de rede do grupo espanhol e a plataforma Kite, que gerencia conectividade de Internet das Coisas e promete aumento de eficiência com redução de custos. A unidade de cibersegurança em IoT ofertará gestão de credenciais de segurança para dispositivos e segurança de DNS, além de adaptar parte do catálogo de soluções genéricas de cibersegurança para aplicações em IoT.

As duas empresas já tinham parceria: a espanhola utiliza a solução de gestão de fraude como serviço (FMaaS, na sigla em inglês) da Subex. A nova colaboração agora também prevê a análise do tráfego de dados gerados pelos dispositivos IoT e detecta ameaças específicas nesse campo, utilizando algoritmos de machine-learning e gerando alerta de detecção. A Telefónica pode então utilizar essa plataforma para melhorar a segurança para a tecnologia, uma vez que muitos dos sensores e aparelhos de IoT são simples e não contam com capacidades de proteção.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!