Após adiamento, satélite SES-9 será lançado no fim de fevereiro

Previsto anteriormente para o final de 2015, o lançamento do SES-9 foi remarcado pela operadora de satélites SES para o próximo dia 24 de fevereiro, com uma segunda tentativa para o dia seguinte, caso haja novo impedimento. O artefato será lançado a partir da Estação da Força Aérea dos Estados Unidos em Cabo Canaveral, Flórida, no foguete Falcon 9 (fabricado pela Hawthorne), que será objeto de testes e validações pré-voo pela SpaceX.

A operadora afirma que a SpaceX modificará a missão para reduzir o tempo necessário para que o SES-9 chegue à sua posição orbital, mantendo a data de serviço operacional para o terceiro trimestre deste ano, conforme previsto antes do adiamento. O satélite ficará na posição 108,2°E e fornecerá capacidade de dados e vídeo para a Ásia, colocalizado com o SES-7.

O SES-9 foi construído pela Boeing Satellite Systems, tem previsão de órbita geoestacionária por 15 anos com carga de 12,7 kW e 57 transponders de banda Ku. Ele utilizará motor químico bipropulsor para alcançar a órbita síncrona em 24 horas, utilizando em seguida a propulsão elétrica para a órbita final com ajustes finos. A previsão da operadora é que, junto com outros seis satélites, o programa aumente a capacidade da empresa para mercados emergentes em 21% até o fim de 2018.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!