Quinto membro acelera decisão da agência, afirma Sardenberg

O presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg, acredita que a chegada de Jarbas Valente ao conselho diretor da Anatel deverá acelerar a votação de novas licitações de espectro como o 3,5 GHz, a banda H e a votação da nova destinação da faixa de 2,5 GHz. Sobre a nova destinação da faixa de 2,5 GHz, o embaixador disse que a questão está "madura" dentro da agência. "Acho que vamos caminhar para uma decisão. As posições já são conhecidas, não há razão para protelar", disse ele. Os processos da faixa de 2,5 GHz, 3,5 GHz e banda H estão com pedidos de vistas.
Sardenberg também deu um indicativo de que o unbundling será discutido no ano que vem, uma vez que esse assunto faz parte das metas de curto prazo do PGR (dois anos) e não foi resolvido em 2009. Uma das condições para que a Anatel possa dar início à regulamentação do unbundling é a criação do modelo de custos. A Anatel enviou uma proposta de modelo de custo para a análise da UIT, que deu oito semanas para dar uma resposta. O presidente da Anatel também prevê que a agência deva fazer em janeiro um balanço do que já foi feito e do que ainda resta fazer para o cumprimento das metas de curto prazo do PGR.
O embaixador também mencionou a proposta do corpo técnico da Anatel de implementar o compartilhamento para a infraestrutra 3G. Pela proposta dos técnicos da Anatel, as empresas (duas a duas) poderiam compartilhar não apenas os sites como fazem hoje, mas também a própria rede de acesso. Entre as empresas, a percepção é que do ponto de visto técnico seria complicado separar o tráfego de cada uma delas e garantir o sigilo das informações dos clientes da outra. A Anatel estima que cada empresa tem 12 mil sites. Com o compartilhamento a ideia é que os investimentos em novas ativações de terceira geração sejam reduzidos pela metade. Ronaldo Sardenberg participou nesta quinta, 10, do Fórum Telequest em São Paulo.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!