Temer escuta de bancos públicos que plano de recuperação da Oi ainda é insuficiente

Em reunião realizada na segunda, dia 9, o presidente Michel Temer, motivado pelo encontro que teve na semana passada com o principal acionista da Oi, Nelson Tanure, resolveu tomar pé da situação e chamou representantes da Fazenda (Henrique Meirelles), AGU (Grace Mendonça), Secretaria Geral (Moreira Franco), Casa Civil (Eliseu Padilha), MCTIC (o secretário André Borges representou o ministro Gilberto Kassab, em viagem) e Anatel (Igor de Freitas representou Juarez Quadros, no exterior), além de representantes dos bancos públicos que têm dívidas com a operadora. A reunião, que foi noticiada pela Folha de S. Paulo nesta terça, 10, partiu de uma premissa: a de que estava tudo se encaminhando para que os problemas da Oi se resolvessem. Faltaria apenas resolver a questão da dívida com o governo. Esse foi o briefing ouvido por Temer na semana passada dos acionistas da empresa, e que motivou a reunião.

Mas o quadro pintado pelos bancos públicos (especialmente Caixa e Banco do Brasil), corroborado pelo MCTIC e pela Anatel, foi diferente: ainda existe um longo caminho até um plano de recuperação que atinja o placar necessário e agrade aos credores, inclusive os bancos públicos. O plano de recuperação analisado é o que supostamente foi alinhavado no final da semana passada na reunião do conselho de administração da empresa, mas que ainda não foi publicado. Ele deverá ser entregue à Justiça nesta quarta, 11. Os termos gerais estão disponíveis aqui.

Ou seja, o que era uma reunião para encontrar uma fórmula de ajustar o refinanciamento das dívidas e parcelá-la em 20 anos acabou expondo ao núcleo duro do governo, finalmente, algo que está claro pelos técnicos que participam há mais de um ano do grupo de trabalho para acompanhar a situação da empresa. É preciso um conjunto de ações estruturais mais profunda para que a Oi possa sair do buraco em que se encontra.

Notícias relacionadas

A reunião, que teve continuidade nesta terça, 10, entre Fazenda e AGU, saiu com algumas deliberações: achar uma fórmula para resolver o problema da dívida é uma delas. A ministra Grace Mendonça passará a ser a interlocutora oficial do governo junto à empresa, mas as deliberações permanecem sendo tomadas no grupo de trabalho interministerial. Ficou claro também que é preciso uma media provisória para resolver o problema das multas com a Anatel, para transformá-la em TACs. Outro entendimento: a aprovação do PLC 79/2017 é essencial para a sustentabilidade do modelo no longo prazo. E a Anatel precisará de um reforço legal/jurídico caso venha a intervir na operadora. Hoje, apesar da procuradoria da Anatel e da própria AGU dizerem que não há risco de uma intervenção que alcance também as autorizações da empresa, o conselho da agência ainda tem dúvidas. A agência chegou a elaborar um projeto de lei nesse sentido, que está parado na Casa Civil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!