Anatel começa a medir satisfação dos usuários

A Anatel deu início à pesquisa que irá medir o grau de satisfação dos usuários de telefonia fixa (incluindo usuários de terminais públicos – TUPs) e telefonia celular. A pesquisa será conduzida por profissionais da USP (Universidade de São Paulo) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e as entrevistas começarão por São Paulo. Em seguida, serão estendidas para os demais estados brasileiros e o Distrito Federal.
Cerca de 108 profissionais irão a campo para saber a opinião dos usuários de telefones públicos. Outros 160 profissionais encarregados das pesquisas sobre telefonia fixa e móvel coletarão os dados por meio de entrevistas por telefone. A previsão é que sejam feitas mais de 84 mil entrevistas. As universidades responsáveis pelo trabalho terão 60 dias para coletar os dados e mais 60 dias para consolidar os resultados.
A pesquisa é prevista pelo Regulamento das Condições e de Norma do Processo de Aferição do Grau de Satisfação dos Usuários do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), do Serviço Móvel Celular (SMC) e do Serviço Móvel Pessoal (SMP), mas este último só começará a ser medido a partir de 2003. As duas entidades foram contratadas por meio de licitação e o valor do contrato é de R$ 3,4 milhões. A Anatel pretende fazer uma medição a cada semestre.

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