No ambiente digital, fraudes podem virar problema de segurança, diz WeDo

O mercado de gestão de riscos e revenue assurance se prepara para entrar em uma nova fase com a perspectiva de expansão dos serviços de IoT e posteriormente de 5G. Por conta da profunda ampliação da base de usuários e com a complexidade inerente a novos modelos de negócio, o universo potencial de fraudes e perdas de receita cresce na mesma proporção. Este foi um dos pontos debatidos durante o WeDo User Group 2018, que acontece esta semana em Portugal. Mas se de um lado o mercado torna-se mais complexo, a tendência é que ferramentas com inteligência artificial baseadas em machine learning, do uso de plataformas em nuvem, inclusive com a possibilidade de cruzamento, de forma anônima, dos dados de diferentes operadoras, promete dar às empresas condições de manter as coisas sob controle.

Mas nem tudo é simples na gestão de riscos no ambiente digital: parte das ferramentas de combate e mitigação a fraudes e ameaças, segundo a WeDo, precisam usar mais e mais recursos de deep-package inspection (DPI) e análise de sinalização de rede para serem efetivas.

Trata-se de um nível bastante delicado de observação de padrões de uso, pois estão muito perto de informações sensíveis à privacidade e dados pessoais dos usuários. Raul Azevedo, VP de desenvolvimento de produtos da WeDo, diz que isso de fato é um problema quando você trabalha com dimensões multinacionais. A WeDo, por exemplo, atua em mais de 100 países, cada um com uma regra diferente de proteção de dados e limites para o monitoramento e intervenções no tráfego de dados. "O que podemos fazer é desenvolver a solução com a possibilidade de habilitar ou desabilitar determinadas features, mas de fato as restrições regulatórias podem ser um problema para uma análise mais criteriosa de riscos e nas medidas de correção". A WeDo lembra que para fazer uma análise adequada, é preciso construir boas bases de dados dos usuários, mas isso também amplia a responsabilidade. No caso dos países europeus, as novas políticas de privacidade preveem multas e políticas duríssimas em caso de vulnerabilidade destes dados.

Notícias relacionadas

Fraude vira risco

Não é preciso esperar, contudo, a realidade do ambiente de IoT ou 5G para se perceber uma mudança de padrão de riscos às operadoras, e o que era antes um problema de fraude e perda de receita começa a se tornar um problema de segurança às redes e serviços das empresas, diz a WeDo. A introdução de serviços digitais e os novos canais de relacionamento criou, por exemplo, um novo cenário. Pesquisa feita pela empresa mostra que 47% das teles têm hoje uma grande preocupação com o "account takeover" dos canais de relacionamento do cliente por meio de ataques ou malware. 23% veem o risco de ataques a serviços como o principal problema decorrente da transformação digital das empresas. Por exemplo, a fraude utilizando os serviços de zero-rating. Fraudes referentes a conteúdos, como pirataria, chegam a 18% de preocupação, e fraudes vindas do ecossistema de parceiros preocupam 10% das empresas de telecomunicações, segundo pesquisa da WeDo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!