OUTROS DESTAQUES
Satélites
SindiTelebrasil pede, formalmente, acesso ao contrato entre Telebras e Viasat
terça-feira, 10 de Abril de 2018 , 20h51

O SindiTelebrasil, entidade que representa as operadoras de telecomunicações, solicitou formalmente à Telebras, com base na Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011),  acesso integral ao processo administrativo e o contrato com a norte-americana Viasat para a prestação de serviços por meio do SGDC nos termos do fato relevante publicado pela estatal no dia 26 de fevereiro. O pedido das teles dá prazo de 72 horas para a entrega das informações solicitadas. Segundo o SindiTelebrasil, "diante da relevância da contratação e da necessária observância do princípio da transparência dos atos administrativos, o sindicato pugna que a Telebras apresente os termos e as condições do mencionado contrato, de modo a tomar conhecimento das razões técnicas, econômicas e financeiras que motivaram a sua celebração". Esta é a primeira medida concreta das teles no sentido de questionar a joint-venture da Telebras com a Viasat, mas já foi anunciado que medidas judiciais devem ser tomadas em breve.

A Telebras já enfrenta, no momento, dificuldades de operacionalizar a parceria com a Viasat por conta de uma liminar conseguida por um pequeno prestador de serviços de satélite da Região Norte, a Via Direta, que alega ter recebido da Telebrás a indicação de que poderia usar o SGDC. A estatal não conseguiu derrubar a liminar e, com isso, não pode prosseguir com a operacionalização do acordo. O Sindisat (que representa empresas de satélites) e o Sinditelebrasil (que representa as operadoras de telecomunicações) ainda não iniciaram a artilharia judicial, o que deve complicar ainda mais o cenário para a Telebras.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top