Participação da Globo na Sky vale entre US$ 400 milhões e US$ 550 milhões

Qual o valor de um assinante de DTH hoje no Brasil? Um bom parâmetro para calcular esse valor podem ser os dados que a DirecTV divulgou em seu balanço anual de 2009, registrado junto à SEC, nos EUA. Segundo o balanço, a participação da Globo na Sky estava estimada, em dezembro de 2009, em um valor entre US$ 400 milhões e US$ 550 milhões. Como a Sky tinha em dezembro 1,9 milhão de assinantes no Brasil, segundo o balanço, e a Globo tem uma participação de 25,9% na operação, isso significa que essa posição não controladora vale entre US$ 813 a US$ 1,117 mil por assinante. O balanço não faz referência a eventuais dívidas da Sky no Brasil, onde a Globo é sócia. A DirecTV como um todo tem uma dívida de cerca de US$ 8 bilhões, incluindo as operações na América Latina e EUA.
Por estas informações, é possível também calcular que a operação da Sky no Brasil estava sendo valorada, no final do ano passado, em um montante entre US$ 1,544 bilhão a US$ 2,123 bilhões. Esse valor é 23% superior à mesma avaliação que havia sido feita no final de 2008. O valor se refere apenas à operação brasileira. No restante da América Latina (exceto México, onde a Televisa é controladora), a operadora tem mais 2,7 milhões de clientes, mas não há referência a uma estimativa do valor dessas operações.
A DirecTV coloca esses dados no balanço porque o grupo Globo tem o direito contratual de, até janeiro de 2014, vender para a DirecTV a sua participação a qualquer momento, ou trocar por ações da empresa.

Notícias relacionadas
Risco do PL 29
O balanço também traz uma referência, na parte que trata dos riscos à operação, aos impactos econômicos que as políticas de inclusão de conteúdos nacionais podem trazer para a DirecTV na América Latina. O balanço faz referência especificamente ao Brasil, onde o PL 29/2007 é uma preocupação já manifestada publicamente pela direção da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!