MCTIC planeja reuniões e força tarefa para implantar programa Internet para Todos

Com suporte do Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que está em órbita desde maio do ano passado, o programa de inclusão digital Internet para Todos começará a sair do papel ainda neste mês. Com isso, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) pretende atender 40 mil localidades sem conexão em 500 municípios de todas as regiões do País. Segundo o ministro Gilberto Kassab, a pasta deverá começar a discutir a estratégia de implantação, pelo menos no Norte e Nordeste, nas próximas semanas."Já estamos planejados para, ainda no mês de janeiro, visitar o Estado da Bahia em uma reunião da União dos Municípios, onde o programa será apresentado. A partir dessa reunião, abriremos para cadastro aqui no ministério para todos os municípios da Bahia", disse ele, durante entrevista para a TV NBR nesta quarta-feira, 10.

Kassab também ressaltou que haverá atendimento na Região Norte com a capacidade do SGDC. "Vai atender muito bem todas as cidades brasileiras, mas na Região Norte, em estados como Amapá, a importância é maior ainda", declarou, referindo-se à cobertura nacional possível com o satélite da Telebras. "Estamos criando uma força tarefa em estados como o Amapá para chegar o mais rápido possível, em especial na área rural", complementou. O ministro não detalhou se a força tarefa será regional e nem quando isso ocorreria, contudo.

Notícias relacionadas

O ministro destacou a importância do programa Internet para Todos para avançar na qualidade e na oferta acessível da banda larga no País. "Por isso temos que trabalhar para que (a conexão) seja mais barata, porque isso é questão de justiça social", afirmou.

Neutralidade e novo marco legal da Ciência

Gilberto Kassab voltou a afirmar que, contrário a especulações, a neutralidade de rede no Brasil não está ameaçada. A discussão começou após a proposta da agência reguladora norte-americana, a Federal Communications Commission (FCC), que acaba com a obrigação do tratamento isonômico dos dados. Afirmando ser uma posição "pessoal, do ministério e do governo", Kassab disse que "todos somos terminantemente contra a mudança, somos a favor da neutralidade, contra esse pagamento adicional". Ele diz que o governo fez um "esforço" no Congresso para "paralisar qualquer ação no sentido contrário", mas que não encontrou resistência. "Identificamos em quase todas as bancadas uma disposição em apoiar nossa decisão. É questão de justiça, o Brasil não está preparado para essa discussão", declarou.

Sobre as áreas de Ciência e Tecnologia, Kassab voltou a falar que o orçamento dedicado não é suficiente, pedindo apoio da sociedade para a captação de mais recursos. E destacou que nos próximos dias deverá ser assinado pelo presidente Michel Temer o decreto do novo marco legal da Ciência brasileira. "O presidente Temer autorizou ontem a assinatura e esperamos para os próximos dias a publicação desse decreto", disse. "É algo inovador e vai melhorar muito a retaguarda (da área na política para obtenção de recursos)", completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!