Anatel reitera que teles celulares precisam unificar licenças e espera impactos na VU-M

O Conselho Diretor da Anatel decidiu nesta quarta-feira, 9, que as operadoras móveis continuam obrigadas a unificar suas licenças seguindo as áreas definidas no Plano Geral de Autorizações (PGA) do SMP. Essa obrigação foi fixada pelo Edital 002/2007, quando a Anatel venceu licenças para a oferta de serviços 3G pelas empresas, e o prazo para a consolidação expirou no último mês de novembro. Nenhuma das operadoras, no entanto, executou a unificação.
Por conta disso, a Anatel abrirá Procedimentos de Apuração por Descumprimento de Obrigação (Pados) contra todas as operadoras do SMP para verificar os motivos da infração às regras do edital e deliberar sobre eventuais punições. A decisão de hoje reafirma que a exigência deve ser cumprida, mas não foram fixados prazos novos para consolidação, segundo informações de técnicos da Anatel.
Efeitos na VU-M

Notícias relacionadas
A unificação das licenças tem dois efeitos importantes para a regulação. O primeiro é a facilitação do controle das autorizações, hoje dispersas em diversas localidades dentro de uma única empresa. O outro efeito positivo é que, com a consolidação, o Valor de Uso Móvel (VU-M), tarifa de interconexão da rede móvel, deve sofrer mudanças sensíveis. Com a existência de mais de uma autorização nas mãos de uma mesma operadora, uma única empresa pode hoje fixar tarifas de interconexão diferentes para cada área de cobertura da licença.
Assim, a mesma empresa pode, em tese, cobrar ou pagar interconexão a si mesma dependendo da origem e destino das chamadas interurbanas de seus clientes. Obviamente, o efeito disso recai sobre os preços cobrados dos consumidores já que, internamente, a empresa compensa essas interconexões, anulando o efeito para a operadora. Com a consolidação, essas VU-Ms terão que, obrigatoriamente, ser unificadas também, tornando-se únicas para cada operadora móvel. Com a unificação, os técnicos da Anatel esperam que haja uma redução nos preços finais cobrados dos consumidores ou, ao menos, nas áreas onde a VU-M é mais alta.
De quanto será esta queda e, até mesmo, se ela se confirmará são questões que só serão respondidas pelas próprias empresas. Como a VU-M é negociada pelas próprias empresas e apenas homologada pela Anatel, o acerto final do valor dependerá dos acordos feitos entre as operadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!