Lançamento do C1 é adiado

O lançamento do novo satélite da Embratel, o C1, que aconteceria na noite desta sexta-feira, 9, a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa, foi adiado. O motivo, segundo fonte da Ariane Space, empresa responsável pelo lançamento, foi o disparo de um alarme relativo a uma peça do foguete lançador, o Ariane 5. ?Não sabemos ainda se o problema é mesmo na peça ou no sinal do alarme. Estamos fazendo uma verificação minuciosa?, afirmou a fonte. Segundo ela, o lançamento talvez aconteça na próxima segunda-feira, dia 12.
Este seria o 35º vôo do Ariane 5. Além do C1, ele está programado para levar outro satélite, o Skynet 5B, do ministério da defesa do Reino Unido. O Ariane 5 até hoje teve apenas três fracassos: no seu primeiro, no décimo e no décimo sétimo lançamentos. Segundo especialistas do setor, é comum os foguetes terem alguns problemas em seus primeiros lançamentos. Seu foguete antecessor, o Ariane 4, depois de alguns poucos fracassos, realizou mais de 75 vôos consecutivos de sucesso.
A Star One investiu R$ 1 bilhão no C1 e no C2 que será lançado em fevereiro. O equipamento irá substituir o satélite B2 na posição 65º Oeste. O C1 tem 28 transponders em banda C, muito utilizada para transmissão de vídeo; 16 em banda Ku, usada principalmente para DTH e para banda larga via satélite; e um em banda X.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!