Anatel vai alterar regras de exposição humana à radiação no licenciamento de sites

O Conselho diretor da Anatel aprovou, nesta quinta-feira, 9, a proposta de alteração do regulamento que estabelece limites para a exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos, na faixa entre 9 kHz e 300 GHz. Pelo texto, para licenciamento de uma estação, o operador necessitará de avaliação de uma empresa habilitada e não mais por pessoas físicas, conforme recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso, os cálculos teóricos devem seguir os níveis estabelecidos e o relatório de conformidade deve ser digitalizado no site da agência, que poderá ser acessado pela população em geral.

De acordo com o relator da matéria, conselheiro Igor de Freitas, a proposta adéqua o regulamento, que é de 2002, à lei 11.934, sancionada em 2009, que adéqua os limites de exposição humana a campos eletromagnéticos às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas não inclui a obrigatoriedade de compartilhamento de antenas instaladas em uma distância de até 500 metros de outras. Essa parte da lei está sendo tratada em outra matéria, que está sob a relatoria do conselheiro Rodrigo Zerbone.

As novas determinações valerão apenas para os novos sites ou aqueles que sofrerem alterações em suas características. As exigências para a telefonia móvel não mudam.

Notícias relacionadas

A proposta passará por consulta pública pelo prazo de 30 dias.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom regulamentar os limites de exposição para o entorno na estação.
    Para nós trabalhadores que ficamos nas estruturas verticais por horas ininterruptas nao5tem regulamentação que nos proteja?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!