OUTROS DESTAQUES
Internacional
Uruguaia Antel lança primeira rede 5G comercial da América Latina
terça-feira, 09 de abril de 2019 , 22h26

A operadora estatal uruguaia Antel lançou nesta terça, 9, a primeira rede 5G comercial na América Latina. A empresa, que contou com a Nokia como fornecedora, implantou as primeiras estações radiobase com a tecnologia no departamento de Maldonado (localizada a 120 km de Montevidéu), na zona da Barra de Maldonado. A rede já está operando e pronta para oferecer serviços com "alta velocidade e latência ultra baixas", capaz de conectar "até um milhão de dispositivos por km2, navegar a velocidades maiores do que 1 Gbps e com uma resposta de rede imediata".

A companhia não informou as frequências utilizadas, mas no leilão convocado em janeiro pela agência Unidad Reguladora de Servicios de Comunicaciones (Ursec), a Antel teria reservados seis blocos de 5 + 5 MHz em 2,6 GHz e dois blocos de 10 MHz em 1.800 MHz. Esse certame deverá acontecer entre abril e maio.

Em comunicado, o presidente da Antel, Andrés Tolosa, afirmou que a rede 5G é parte do compromisso da operadora com o desenvolvimento da indústria, do entretenimento e "um grande impulso para as aplicações". O executivo citou os investimentos da empresa em infraestrutura, que impulsionou a rede de fibra até a residência (FTTH) no país. Somente na operação móvel, a estatal detém 53% do mercado uruguaio (em julho de 2018), segundo dados da Ursec.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
EVENTOS
Não Eventos
Top