OUTROS DESTAQUES
Satélite
Eutelsat e Sigfox anunciam parceria para nanossatélite focado em IoT
sexta-feira, 09 de Março de 2018 , 18h16

A operadora de satélite Eutelsat anunciou nesta sexta-feira, 9, a encomenda de um nanossatélite da fabricante Tyvak International (subsidiária da Terran Orbital Corporation). Segundo a empresa, o satélite será chamado de ELO (Eutelsat LEO for Objects) e será usado para aferir o desempenho de outros satélites de baixa órbita (LEO), mas também tem como foco a conectividade em objetos com base na tecnologia da Sigfox, que administra uma rede estreita global para Internet das Coisas.

O ELO será localizado em uma órbita heliossíncrona (ou seja, em sincronia com o Sol, viajando entre os polos da Terra), entre 500 e 600 km de altitude. Ele coletará dados de IoT equipados com as mesmas antenas ominidirecionais usadas para as redes terrestres, e as informações serão transmitidas diretamente para uma estação terrestre no arquipélago norueguês de Svalbard. O lançamento do ELO está previsto para 2019.

A Eutelsat garante que a faixa da órbita baixo é "particularmente adequada à conectividade de banda estreita para objetos. Possibilita um link de satélite disponível em qualquer parte do mundo que é complementar às redes IoT terrestres e não afeta o custo ou o consumo de energia dos objetos", segundo afirma a empresa. Assim, o satélite deverá oferecer infraestrutura de rede complementar aos objetos em áreas com escassez de rede terrestre ou como redundância.

A Sigfox analisará o espectro utilizado pelo satélite em frequências para ISM (indústria, uso científico e médico, na sigla em inglês) e o processamento de dados de objetos. Segundo a operadora, o ELO também testará conectividade em outras frequências.

COMENTÁRIOS

2 Comentários

  1. francisco disse:

    sat sigfox

  2. francisco disse:

    sigfox
    l~
    çl
    ~ççç~~

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top