OUTROS DESTAQUES
Infraestrutura
TIM e AltaRede firmam acordo de swap de 5 mil km de fibra
sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2018 , 19h31

A provedora de capacidade AltaRede Corporate e a TIM assinaram acordo de swap de 5 mil km de fibra ótica apagada no eixo Rio-São Paulo. Segundo a provedora nesta sexta-feira, 9, a parceria permitirá fechar o anel de 103 km, aumentando participação no mercado paulista, especialmente pela "proteção" de trecho recém-construído no litoral norte do Estado. Também conseguirá se interligar com os principais data centers na capital São Paulo, unindo as redes do Estado com o backbone no Rio de Janeiro, passando a ter rede própria interligando também Minas Gerais até o Espírito Santo.

A AltaRede diz que o contrato com a TIM terá duração de 20 anos, e o anel interligará os data centers da capital paulsita com o trecho Rio de Janeiro/Juiz de Fora (MG). Por sua vez, a TIM utilizará as fibras apagadas da AltaRede no interior do Rio de Janeiro, em especial na região serrana, iluminando a rede de acordo com a necessidade.

Segundo a companhia, esse acordo permitirá também expandir a infraestrutura em "um processo de melhoria e capacitação do backbone, além de prover com mais qualidade os serviços para os pequenos e médios provedores regionais". A empresa espera ainda melhora para operadoras tanto para última milha (a AltaRede vende circuitos de atendimento do tipo para a TIM, incluindo em regiões além do Sudeste) em clientes residenciais quanto para o mercado corporativo.

A AltaRede conta com uma infraestrutura de 10 mil km de rede ótica interligando São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A previsão é de chegar à Bahia no próximo semestre.

COMENTÁRIOS

2 Comentários

  1. LENILSON SCHUMACHER disse:

    Excelente negociação, com esse acordo o serviço em telecomunicações ganha uma grande ampliação e com isso gera uma grande oportunidade para outras grandes psr.

  2. RUDSON CABRAL disse:

    A TIM poderia melhorar em qualidade de rede no Nordeste em especial no RN. A rede por aqui é péssima, chamadas internet 4G que só existe na teoria. Para conseguir falar com alguém aqui utilizando a TIM é quase impossível, uma pena a quantidade de municípios atendidos pelas outras (claro, Oi e vivo) ser tão pouca. Ficamos presos a TIM somente por esse motivo.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top