OUTROS DESTAQUES
INTERNET
MCTIC credencia Telebras para o Internet para Todos
sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2018 , 16h16 | POR REDAÇÃO

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicou portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 9, em que credencia a Telebras como apta a operar o programa Internet para Todos. A empresa estatal não tem exclusividade na operação, mas a expectativa dos técnicos do MCTIC é de que ela impulsione o programa, por meio de parcerias com os provedores locais.

O Internet para Todos tem o objetivo de levar acesso a regiões remotas do pais, onde ainda não há ofertas de banda larga. A conexão será oferecida por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) da estatal, que está em órbita desde maio de 2017.

Além da Telebras, podem participar do programa empresas de telecomunicações credenciadas para oferecer o serviço. De acordo com a Portaria nº 7.437/2017 da secretaria de telecomunicações (Setel) do ministério, as empresas já devem indicar no documento de credenciamento a localidade de interesse, demonstrar capacidade para atendê-la e indicar velocidades, cronograma, estimativa de preço, tecnologia e serviço a ser ofertado, além de comprovar que atende aos requisitos previstos pela Anatel para a prestação do Serviço de Comunicação Multimídia.

O programa Internet para Todos, contudo, ainda não foi detalhado nem formalmente lançado pelo ministério. Sabe-se que é um programa que conta com o benefício fiscal do Gesac, ou seja, isenção de ICMS, e que faz a ponte entre projetos apresentados por prefeituras (que cedem terrenos e isenção de ISS) e os apresentados pelas empresas. Mas o ministério ainda não disse quais serão os critérios de escolha dos projetos que serão enquadrados, quais as localidades prioritárias, os valores esperados para a prestação do serviço nem o tipo de projeto esperado. Também há dúvidas sobre como se garantirá a isenção de ICMS originalmente prevista apenas para o Gesac a operações comerciais.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top