OUTROS DESTAQUES
Internacional
Telecom Italia pode ser dividida, diz ministro italiano
terça-feira, 09 de Janeiro de 2018 , 17h03

Após a aquisição do controle acionário da Telecom Italia pela francesa Vivendi (que disputou, mas acabou sendo obrigada pela  a Consob – Commissione Nazionale per le Societá e la Borsa – a reconhecer a posição, com  23,94%), o governo italiano entende que a companhia tem papel estratégico na soberania nacional. Por conta disso, o ministro do desenvolvimento econômico da Itália, Carlo Calenda, disse em entrevista ao canal Bloomberg na segunda-feira, 8, que a empresa deveria ser separada em duas entidades legais. Ele disse que o grupo, controlador da TIM Brasil, está estudando as possibilidades e "oportunidades" para concretizar isso. O próprio ministério e a agência reguladora Agcom estariam auxiliando a Telecom Italia a "definir o perímetro da rede, o que não é fácil de jeito algum".

Por conta do avanço da Vivendi sem aviso prévio ao primeiro ministro, o governo italiano ameaça multar a empresa em até 300 milhões de euros. Calenda disse que acredita ser "sábio" reduzir essa quantia, que é equivalente a 1% das receitas combinadas da Telecom Italia e da Vivendi. Mas ressaltou que a rede da empresa é importante, e por isso consulta o Conselho Estadual para saber se mantém o valor.

As medidas afetariam as três unidades do grupo: a TIM, marca também utilizada na Itália para os serviços de telefonia e Internet; a Sparkle, braço do atacado e que controla os cabos submarinos da empresa (incluindo o brasileiro SAM-1); e a Telsy, que fornece criptografia para celulares utilizados por militares e políticos italianos.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top