Manifestação de interesse no Internet para Todos já deve incluir proposta de atendimento

Para aderir ao programa Internet para Todos, cujo o período de credenciamento no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) teve início nesta segunda-feira (8), as empresas interessadas devem cumprir, na prática, a proposta de atendimento que deve ser apresentada ao órgão. De acordo com a Portaria nº 7.437/2017 da secretaria de telecomunicações (Setel) do ministério,  as empresas já devem indicar no documento de credenciamento a localidade de interesse, demonstrar capacidade para atendê-la e indicar velocidades, cronograma, estimativa de preço, tecnologia e serviço a ser ofertado, além de comprovar que atende aos requisitos previstos pela Anatel para a prestação do Serviço de Comunicação Multimídia. Caso os dados descritos não sejam cumpridos, a empresa pode ser descredenciada.

De outro lado, as prefeituras interessadas em aderir ao programa devem encaminhar projetos de lei de isenção do ISS (Imposto Sobre Serviços) às Câmaras de Vereadores, e indicar os locais onde as antenas serão instaladas. O diretor de inclusão digital da secretaria de telecomunicações, Américo Bernardes,  esclarece que os governos municipais deverão ceder os espaços sem ônus para as empresas e indicar as localidades onde o serviço será ofertado. "A nossa referência das localidades onde haverá oferta é o PGMU da Anatel. No entanto, isso não quer dizer que as prefeituras não possam indicar outras localidades. O objetivo é deixar as regras flexíveis, para universalizar a Internet o máximo possível", explica. O diretor informa que a relação se dará mais entre empresa e prefeitura. "O papel do MCTIC é unir as partes e mediar algum conflito que por acaso ocorra", disse, em entrevista a este noticiário.

Isenção Fiscal

Notícias relacionadas

Bernardes explica que, além do ISS incidente sobre a conexão, o programa também terá a isenção do ICMS sobre o backhaul. "Em princípio, para os governos a renúncia fiscal pode parecer queda de receita. No entanto, a ideia é criar o serviço onde não há oferta hoje. Portanto, não há redução de arrecadação. Além disso, a implantação de uma infraestrutura de Internet certamente irá gerar outros negócios na região, o que garantirá o desenvolvimento econômico", avalia. O diretor destaca que a maior parte das localidades selecionadas está situada em regiões rurais.

Ele também informa que não há limite de empresas por localidade. "Quanto mais interesse houver, melhor. A nossa intenção é flexibilizar as regras para realmente ser atrativo. Porém, quem não cumprir o que estiver estabelecido nas propostas apresentadas ao ministério será descredenciado", reitera.

Telebras

Américo Bernardes destaca que a Telebras deverá apresentar o credenciamento em breve para iniciar o atendimento. Ele disse a empresa deverá estabelecer parcerias com os provedores locais, que devem prover a remuneração de conexão. Desta forma, o diretor acredita que a implantação ganha em agilidade.

Para Bernardes, a expectativa é de que muitas empresas se interessem pela implantação. "A grande demanda das regiões interioranas do país é a Internet. Frequentemente, autoridades nos procuram para solicitar uma forma de implantação. Creio que esta procura, aliada às condições estabelecidas no programa, despertarão interesse do setor de telecomunicações", aposta.

O programa Internet para Todos tem o objetivo de levar banda larga para 40 mil localidades sem  conexão em 500 municípios de todas as regiões do País. Em um primeiro momento, o MCTIC anunciou que 25 mil localidades já  foram credenciadas. O serviço não será oferecido gratuitamente, mas a um valor reduzido. As conexões do programa serão feitas por meio do Satélite Geoestacionários de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017 mas ainda sem utilização civil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!