Presidência formaliza indicação de Jarbas Valente para Conselho Diretor

O superintendente de serviços privados da Anatel, Jarbas Valente, foi indicado pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, para ocupar o último assento do Conselho Diretor da agência reguladora. A indicação de Valente para a vaga criada com o fim do mandato de Plínio de Aguiar Júnior – em novembro deste ano – foi oficializada nesta terça-feira, 8, com a publicação de mensagem presidencial no Diário Oficial da União.
A mensagem encaminha ao Senado Federal o nome do superintendente para avaliação, conforme o rito do setor. Assim, Valente será sabatinado pela Comissão de Infraestrutura e ter seu nome aprovado em sessão do Plenário do Senado. Como a indicação foi publicada hoje, há pouco mais de uma semana do início do recesso parlamentar -, a possibilidade de que Jarbas Valente seja sabatinado ainda neste ano é pequena. O recesso começa na semana do dia 21 de dezembro, o que garantiria apenas a próxima semana para a realização da sabatina e aprovação do indicado no Plenário.
O futuro conselheiro da Anatel é engenheiro eletrônico e de telecomunicações graduado pela Universidade de Brasília (UnB). Iniciou carreira em empresas privadas do setor de telecomunicações e, mais tarde, assumiu cargos importantes no Sistema Telebrás e no Ministério das Comunicações. Com a privatização do setor, migrou para a Anatel, onde chefiou a superintendência de serviços de comunicação de massa (SCM) por três anos antes de seguir para a superintendência de serviços privados (SPV) em 2001. Valente já foi membro do Conselho Diretor por duas vezes, como conselheiro substituto. Valente já apareceu em diversas listas de potenciais indicados para o Conselho Diretor nos últimos anos, mas esta é a primeira vez que o técnico poderá ser chancelado para um mandato completo na autarquia.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!