Transmissão em 8K da Globo utiliza rede DWDM da Padtec 

Rio de Janeiro - Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Estádio do Maracanã. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Durante os Jogos Olímpicos, a Rede Globo demonstra em parceria com a emissora japonesa NHK as primeiras transmissões terrestres na resolução 8K (que é 16 vezes maior do que as HDTV comuns) em exibição no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A infraestrutura de rede que conectará o data center da emissora carioca ao local é da Padtec, que fornece a plataforma LighPad para agregar diversos sinais em uma única fibra com a tecnologia DWDM.

Em comunicado, a companhia diz ter protocolos específicos para a transmissão de vídeos em alta resolução e que, por isso, consegue a alta capacidade de tráfego de dados necessária. A Padtec também será o braço responsável pela implantação no site da Rede Globo e pela operação e manutenção da rede durante o evento.

Esta é a primeira vez no mundo em que haverá uma transmissão terrestre ao vivo em 8K. A Globo vem investindo na produção de conteúdo em UHD desde 2012, quando produziu em 4K o filme "O Tempo e o Vento". Desde então, a emissora ampliou o seu parque tecnológico e, atualmente, disponibiliza os títulos "Ligações Perigosas" e "Dupla Identidade", também em 4K, pelo Globo Play. A emissora exibiu ao vivo nesta resolução a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos na última sexta-feira, 5, por meio do aplicativo para smart TVs.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!