Conselho de Comunicação vai analisar PLs que tratam de bloqueios de app em tramitação

O Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional criou, nesta segunda-feira, 8, uma comissão para analisar todos os projetos em tramitação na Câmara e no Senado que tratam do bloqueio de sites e aplicativos na internet. O resultado da avaliação deverá ser apresentado no dia 12 de setembro.

A comissão foi criada por sugestão do conselheiro Ronaldo Lemos, que a presidirá. Os seis integrantes da comissão também vão avaliar as repercussões de bloqueios de aplicativos como o WhatsApp, determinados por decisões judiciais recentes, e se essas medidas estão de acordo com a Constituição.

Para Lemos, o bloqueio viola tanto o Marco Civil da Internet quanto a Constituição, além de comprometer a imagem do Brasil no exterior, visto que a prática é adotada por países não democráticos como Azerbaijão, Arábia Saudita, Irã, Coréia do Norte e Bangladesh, por razões distintas.

Notícias relacionadas

Lemos observa ainda que a decisão sobre bloqueio de aplicativos não pode ficar à mercê de decisões isoladas do Judiciário, visto que o Brasil conta hoje com 16 mil juízes de primeira instância.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!