Antena de frequência reconfigurável da Inatel promete 5G para aplicações indoor

Antena 5G da Inatel. Foto: Divulgação

O pesquisador do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Igor Feliciano da Costa, junto com a equipe do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) da entidade, conseguiu um importante avanço na tecnologia que será aplicada às futuras redes 5G com o desenvolvimento de uma antena para cobertura indoor. Eles desenvolveram um equipamento que pode ser reconfigurado para diferentes frequências e à distância, por meio de sinais óticos. O trabalho recebeu o reconhecimento ao ser premiado no evento científico brasileiro da área de micro-ondas e ótico-eletrônica MOMAG entre mais de 300 artigos, além de ter sido apresentado em eventos internacionais.

A antena utiliza um chip, chamado de "chave de silício", que serve como interruptor de liga/desliga. Apesar de o silício não ser um material condutor, os pesquisadores utilizaram o nível de absorção de luz para carregar os elétrons, transformando-o de material isolante para condutor. Com isso, consegue ser operado à distância, pelo provedor de acesso ou pela central de controle do prédio corporativo, por exemplo. "Eu pego o interruptor e coloco na minha antena de certa forma que consigo controlar a frequência dela, consigo fazer isso com laser e não tenho que mudar em nada minha parte eletrônica", explica Costa. "Quando a chave muda, mudo a estrutura física da antena e posso operar em outra frequência."

Além de poder ser operado à distância para o chaveamento, o trabalho serve à quinta geração de redes móveis porque consegue se adequar a frequências mais altas, evitando o espectro congestionado e ampliando a capacidade para os gigabits por segundo (Gbps). O pesquisador ressalta que é uma novidade, uma vez que as pesquisas em 5G ainda não haviam desenvolvido um equipamento para a cobertura indoor.

Notícias relacionadas

"A sacada foram duas grandes inovações: primeira na forma de controlar a antena, através de luz, levando isso (o equipamento) a outras frequências; e a segunda é conseguir um dispositivo de antena que consegue cobrir área de dentro de ambiente, provendo acesso à 5G, com banda maior de Internet", comemora o pesquisador. "E é uma solução simples, que usa química e física de material básicos. É eficiente e funcional, fácil de ser implementada e de conceito."

A antena não tem ainda previsão de ganhar aplicação comercial até porque a tecnologia 5G continua a ser desenvolvida antes da padronização, que deverá sair em 2020. Igor da Costa ressalta, entretanto, que o trabalho, além de outros projetos do CRR, deixam o Brasil em posição de destaque na corrida tecnológica – recentemente os Estados Unidos anunciaram grandes esforços para realocar espectro para a 5G, enquanto a Comunidade Europeia destinou 700 milhões de euros em investimento em pesquisas como parte do programa Horizon 2020. O centro da Inatel recebeu R$ 20 milhões do Funttel em um prazo de 36 meses de trabalho – o projeto foi assinado em dezembro de 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!