Abranet e teles querem mudar interconexão de tráfego de dados

A Abranet e as concessionárias de telefonia local (Telefônica, Brasil Telecom e Telemar) entraram em um acordo a respeito da interpretação do regulamento de interconexão na questão do tráfego de Internet. Atualmente o tráfego de dados tem o mesmo tratamento do tráfego de voz. Segundo Judith Brito, superintendente do Grupo Folha e representante da Abranet, houve um consenso de que esta é um interpretação equivocada do regulamento e que, na verdade, a interconexão do tráfego de voz deve ser tratada de forma diferente do tráfego de dados. Este entendimento foi apresentado à Anatel e ao Ministério das Comunicações pelos representantes da Abranet e o presidente da Telefônica, Fernando Xavier. Na opinião de Andréa Campos, diretora jurídica do UOL, que também participou da apresentação ao Minicom, para confirmar este entendimento a Anatel não precisa modificar o regulamento, basta apenas que publique uma súmula ou documento equivalente, esclarecendo qual é a interpretação correta do assunto.
De acordo com as representantes da Abranet, esta mudança na interpretação será benéfica para as operadoras, que poderão investir e incentivar mais o tráfego de Internet; para as empresas provedoras, que poderão fazer mais investimentos na área de conteúdo e; indiretamente para os assinantes, que devem ter o acesso à Internet estimulados pelas operadoras de telefonia.
As empresas espelho não participaram das negociações entre provedores e concessionárias de telefonia, mas a Abranet afirma que estas empresas não serão prejudicadas com a nova interpretação.

Notícias relacionadas
Sobre eventual prejuízo que as espelhos teriam por conta da nova interpretação do regulamento de interconexão, o ministro das comunicações Juarez Quadros disse que a afirmação procede, mas cabe à Anatel analisar a questão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!