CFO da Huawei diz que processo de extradição para os EUA é ilegal

A CFO da Huawei, Meng Wanzhou, compareceu à justiça canadense nesta quarta-feira, 8, para se defender do processo de extradição para os Estados Unidos baseado em acusações de fraude financeira e quebra de sanções norte-americanas contra o Irã, motivo pelo qual está detida desde dezembro do ano passado. A defesa da executiva diz que o processo é baseado em alegações infundadas de fraude bancária, viola direitos constitucionais e falha em atender ao princípio de criminalidade dupla que rege o processo de extradição entre os governos do Canadá e dos EUA.

A companhia chinesa cita os advogados de defesa ao dizer que as acusações "simplesmente não são verdadeiras". Afirma que as atividades conduzidas pela executiva eram transparentes e de inteiro conhecimento das autoridades financeiras. Um dos pontos específicos é de que uma apresentação feita por ela não seria enganosa, e que o banco em questão sabia da natureza dos negócios e operações da Skycom (subsidiária da Huawei) no Irã, além da própria relação da subsidiária com a companhia chinesa. Assim, diz que não há evidência de "engano, desonestidade ou outros meios fraudulentos".

A defesa diz ainda que a detenção de Wanzhou fere os direitos constitucionais da executiva. Segundo informações do Departamento de Justiça do Canadá, a prisão da herdeira da Huawei foi coordenada pela Polícia Montada Real do Canadá (RCMP), a Agência de Serviços da Fronteira do Canadá (CBSA) e o FBI. A polícia teria retardado intencionalmente a apresentação da ordem de prisão para seguir com a detenção sob alegação de checagem rotineira de fronteira, mas que isso teria incluído revista de malas e confisco de celular e outros aparelhos – ela teria sido obrigada a revelar as senhas dos aparelhos. A defesa diz que há mais evidências nas mãos desses órgãos, e que vai pedir acesso.

Notícias relacionadas

Por fim, a defesa de Wanzhou diz que as acusações apresentadas contra ela não são consideradas crime no Canadá e, por isso, a detenção estaria ferindo o princípio de crime duplo no tratado de extradição entre os governos canadense e dos Estados Unidos. Isso porque as alegações norte-americanas são baseadas nas violações de sanções dos EUA contra o Irã, algo que não existe entre os governos do Canadá e do Irã.

A Huawei destacou em comunicado enviado à imprensa que está confiante na inocência de Meng Wanzhou, alegando que a ordem de prisão dos EUA seria um "abuso ilegal do processo (…) guiado por considerações políticas e táticas, e não pela regra da lei". Ressalta ainda que as leis constitucionais canadenses devem valer para todas as pessoas, tanto cidadãos quanto visitantes, e que confia no processo judicial do país. "Estamos ansiosos em ver a liberdade da Sra. Meng restaurada."

O vice-presidente de relações com mídia da Huawei, Benjamin Howes, reitera que a empresa mantém a posição de que a ordem de prisão é ilegal. Ele diz que "foi declarado que fatores políticos em jogo durante o processo de extradição podem levar a uma séria violação da justiça. Os direitos legítimos da Sra. Meng podem ser feridos também". Ele afirma que a executiva deverá apelar ao Tribunal pela permanência dos procedimentos de extradição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!