TCU é a favor de atualizar o modelo de telecom, mas vê riscos na transição

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Para o secretário de Fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU), Ivan Pacheco, há vários riscos no processo de migração das concessões de telefonia fixa para o regime de autorização, que ainda precisam ser analisados com maior profundidade.  Pacheco destacou que, por exemplo, ainda faltam informações sobre o valor dos bens reversíveis das concessões, assim como não há dados sobe a capacidade de as operadoras assumirem novos investimentos. Ele participou da audiência pública nesta terça-feira, 8, na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, que debateu o PLC 79/2016, que altera o modelo de telecomunicações.

"Nós processos de fiscalização temos uma série de achados e constatações relevantes e que trazem riscos à eficiência da migração de modelo. Por exemplo, há informações incompletas e imprecisas sobre os bens reversíveis. Não há como variar entre poucos bilhões e centenas bilhões. Queremos afirmar que o TCU não é contrário à atualização da LGT. Há consenso de que é necessário avanço, porém há questões que vão afetar a correta migração de um modelo para outro", afirmou Pacheco.

O representante do Tribunal de Contas defende que se defina o valor dos bens reversíveis, mas ressalta as dificuldades da valorização. "O artigo (sobre o tema) precisa de uma série de cuidados adicionais para não gerar insegurança jurídica que possa dificultar a migração." O TCU deverá acompanhar o cálculo do saldo da migração, bem como a compatibilidade com políticas públicas.

Notícias relacionadas

"Temos acórdão direcionado à Anatel para que se ajustem série de procedimentos para que se permita um cálculo correto. São informações declaratórias que se têm hoje [dadas pelas próprias operadoras], e a própria Anatel, ao rejeitar as RBRs [relações de bens reversíveis], não tem a segurança dos dados", declara. Na visão do TCU, a agência tem "deficiências na fiscalização" de como as concessionárias vão investir .

O secretário também destacou que o projeto reduz o poder do Estado para a promoção da universalização das telecomunicações. "Como fica a situação do Estado, em um processo em que há renovação de outorgas e radiofrequências, com o modelo de renovação eterna, sem novos processos licitatórios. Vai abrir mão desta arrecadação?" Ele lembra que até agora, a União já arrecadou R$ 70 bilhões somente com leilões de espectro. E chama atenção para a constatação do TCU de que apenas 0,002% dos recursos do Fust foram aplicados em sua finalidade original.

Pacheco ressaltou também preocupação com a capacidade das empresas de cumprir com as obrigações após a migração. Ele lembrou da situação da Oi, que passa por processo de recuperação judicial – a dúvida levantada pelo secretário é se a operadora terá condições de arcar com custos adicionais, que deverão ser agregados no processo de migração para o novo regime. "Atualmente, a Oi tem mais de 60% do mercado de telefonia fixa, será que terá condições de assumir mais riscos?" questionou. (Colaborou Bruno do Amaral)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!