OUTROS DESTAQUES
Carro conectado
Consórcio da Qualcomm e Ericsson completa teste de comunicação entre carros e infraestrutura
segunda-feira, 08 de abril de 2019 , 20h00

Uma demonstração multilateral com a tecnologia de comunicação direta para carros usando radiofrequência, a C-V2X, foi realizada com sucesso na Europa na última sexta-feira, 5. O teste foi feito pelo consórcio ConVex (Connected Vehicle to Everything of Tomorrow), formado pelas empresas Qualcomm, Audi, Ericsson, Swarco e Universidade de Kaiserslautern, e aconteceu na cidade de Shengen, em Luxemburgo, fazendo fronteira com a França e a Alemanha. Com isso, a entidade buscou provar a resiliência, alcance e desempenho da comunicação entre veículos e com a infraestrutura pela região da tríplice fronteira.

A parceria foi formada em 2016, na época para executar o primeiro teste de C-V2X no Release 14 do 3GPP. O padrão tem como objetivo não apenas aumentar a segurança dos veículos atuais, mas também é primordial para permitir a comunicação de baixíssima latência necessária para carros autônomos em um futuro próximo.

No teste em Luxemburgo foi utilizado um carro da Audi, com equipamento de infraestrutura "inteligente" da Swarco, o que as empresas dizem ter sido a primeira comunicação bem sucedida entre componentes de infraestrutura real com veículos em rodovias públicas na Europa. Também foi usada a plataforma 9150 C-V2X da Qualcomm para casos de uso entre veículos (V2V) e infraestrutura (V2I), demonstrando potencial e habilidade para operar sem subscrição de SIMcard, permitindo lidar com "desafios com roaming e assinaturas de rede". Entre os casos de uso estão sinalizações de condições de estrada e posicionamento de outros carros na pista.

As empresas afirmam que a demonstração mostra a cooperação e integração bem sucedidas de tecnologias entre companhias participantes da Europa, China, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Estados Unidos. A plataforma da Qualcomm já está disponível comercialmente, bem como a da infraestrutura de rodovias da Swarco. 

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
EVENTOS
Não Eventos
Top