CCT aprova monitoramento de políticas públicas de acesso à Internet

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado aprovou, nesta terça-feira, 8, o substitutivo de autoria do senador Walter Pinheiro (PT-BA) ao Projeto de Lei do Senado 432/14, que estabelece a forma de avaliar e monitorar todas as políticas públicas para ampliar o acesso à Internet, como o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), com enfoque nas regiões mais desprovidas desta tecnologia no País.

A avaliação e o monitoramento das políticas públicas destinadas à ampliação do acesso à Internet serão apresentados com periodicidade máxima de um ano pelos órgãos públicos competentes. Os resultados da avaliação e do monitoramento serão divulgados na Internet e, em cada ciclo de avaliação e monitoramento, serão propostas políticas públicas e planos de investimentos para assegurar a implantação das estratégias e o cumprimento das metas estabelecidas.

Pelo substitutivo, a cada dois anos as comissões competentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal realizarão, alternadamente, avaliações sobre a execução das políticas públicas destinadas à ampliação do acesso à Internet com o objetivo de aferir o cumprimento das metas estabelecidas. Também estão previstas a realização de conferências nacionais de comunicação a cada quatro anos, precedidas de conferências distritais e regionais, com o objetivo de avaliar a execução das políticas públicas destinadas à ampliação do acesso e de subsidiar a revisão de suas ações e metas para o período subsequente.

Notícias relacionadas

Será garantida a participação permanente das entidades representativas da sociedade civil na avaliação e no monitoramento das políticas públicas destinadas à ampliação do acesso à Internet, bem como na revisão de suas metas.

O substitutivo foi aprovado em decisão terminativa na CCT. A matéria original foi apresentada pelo então senador Anibal Diniz (PT-AC) – hoje diretor da Anatel – e fez parte do acompanhamento do desenvolvimento do programa, conforme pauta da CCT em 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!